INSTALAÇÃO DE FITA DE LED

Instalação e Manutenção Elétrica

Instalação de fita de LED

 

A fita de LED é a nova tendência em iluminação, trata-se de uma fita flexível que serve para iluminar ambientes e acrescentar estilo à decoração.

 

A versatilidade das fitas de LED possibilita sua instalação em móveis, rodapés, forros, sancas, quartos, banheiros, escadas, etc.

 

As fitas de LED também são uma solução criativa e econômica para projetos de iluminação, ainda tem como vantagem a facilidade de instalação.

 

Mesmo que seja uma instalação fácil, você vai precisar fazer instalação elétrica, como ligação de conector, nós recomendamos que o serviço seja feito por um eletricista profissional para obter melhor resultado.

 

Quem é adepto do “faça você mesmo”, vai precisar de alguns materiais antes de iniciar a instalação.

 

  • rolo de fita
  • tesoura
  • chave de fenda
  • 1 driver
  • 2 bornes

Veja também:

  1. Instalação de luminária;
  2. Instalação de lustre;
  3. Instalação de pendente;
  4. Instalação de spot de led;
  5. Instalação de arandela.

 

Existem fitas de LED vendidas em kits com driver e bornes, é uma boa opção de compra, pela facilidade de vir com todos os componentes necessários para a instalação.

 

Por se tratar de uma instalação elétrica, antes de dar início à instalação, lembre-se de desligar a chave geral, nunca inicie trabalhos elétricos com a energia ligada.

 

Passo a passo

 

Passo 1

Verifique o local de instalação, com a ajuda de uma trena, calcule quanto irá precisar da fita de LED, e corte na linha de corte da fita.

 

Passo 2

 

Conecte os fios da fita e do driver ao borne e parafuse com uma chave de fenda. Neste passo é preciso ter atenção para não inverter os fios (fio vermelho é ligado ao terminal positivo e o fio preto ao terminal negativo), feito isso, sua fita de LED estará pronta para ser ligada à rede elétrica, basta conectar a fonte a tomada.

 

Passo 3

 

Antes de aplicar a fita, limpe a superfície onde será aplicada para eliminar a sujeira, espere secar.

 

Na hora de aplicar, destaque a fita dupla face e cole a fita de LED.

 

Passo 4

 

Para conectar à rede elétrica, repita o procedimento utilizando o outro borne, pronto! Pode ligar a chave geral e testar a fita LED.

 

Embora simples, o acabamento de uma instalação elétrica feita por um eletricista profissional é a melhor escolha, basta pensar que a instalação de fitas de LED é um tipo de serviço que faz parte da rotina desse profissional.

 

Tipos de fita de LED

 

Existem variados tipos de fitas de LED existentes no mercado, em relação a cor, separamos três tipos muito utilizados.

 

Branca fria – Esse tipo de fita de LED lembra as tradicionais lâmpadas fluorescentes, fica muito bem em forros e sancas, ideal para quem prefere uma luz mais marcante.

 

Branca quente – A fita de LED branca quente tem um tom mais amarelado, para quem prefere um ambiente mais aconchegante e discreto.

 

RGB – Fita de LED colorido com três tons (vermelho, verde e azul), existem modelos no mercado que acompanham controle remoto, sendo possível escolher entre as funções: escolher a cor de maneira alternada, controle de intensidade e pisca-pisca.

 

Ao escolher sua fita LED, opte por produtos de qualidade que asseguram maior tempo de vida útil, peça a ajuda de um eletricista profissional, tire suas dúvidas antes de comprar e acompanhe a instalação. Quer mais eletricista?

Todos os direitos reservados: Adriano Eletricista

error: Content is protected !!