INSTALAÇÃO DE ARANDELA

Instalação e Manutenção Elétrica

Instalação de arandela

 

Arandela é um tipo de luminária fixada na parede, funciona como uma luz de apoio e dá um toque sofisticado e elegante aos ambientes, além de valorizar a parede onde está instalada.

 

Arandelas são indicadas para espaços pequenos, em um quarto pequeno a substituição de abajur por arandela promove ganho de espaço sobre as mesas de cabeceira.

 

A instalação de arandela pode ser feita em áreas internas e externas. Nas áreas internas, como residências, ficam bem em qualquer ambiente, desde que bem planejado com a decoração.

 

Na área externa, fica excelente em terraços, jardins, varandas, áreas de piscina, etc.

 

A instalação de arandela é diferente de luminárias de teto, a fiação elétrica tem que estar na parede e não no teto.

 

A altura em que a arandela é instalada vai de acordo com o efeito pretendido, e pode variar entre 1,10m e 2,10m.

 

Como qualquer serviço elétrico, a instalação de arandela exige conhecimento em elétrica e não é um trabalho muito fácil, para assegurar uma instalação correta, é melhor chamar um eletricista residencial.

 

Mas se você prefere fazer a instalação sozinho, antes de começar, separe alguns itens:

 

  • alicate
  • fita isolante
  • cabos PP
  • caixas de saída
  • furadeira
  • parafusos
  • chave de fenda
  • chave Phillips
  • nível
  • lâmpada (específica para a arandela)

Veja também:

  1. Instalação de luminária;
  2. Instalação de lustre;
  3. Instalação de pendente;
  4. Instalação de spot de led;
  5. Instalação de fita de led.

 

Depois de separar os itens necessários, antes de começar a instalação da arandela, desligue a rede elétrica.

 

Instalação de arandela: passo a passo

 

Passo 1

 

Leia o manual de instruções do produto antes de começar, no manual deverá conter informações necessárias para montagem e instalação da arandela.

 

Passo 2

 

Monte a arandela de acordo com o manual e reserve de maneira a ficar próximo da área que será instalada.

 

Passo 3

 

Coloque a base da arandela no lugar de fixação, passe os fios pela parte interna. Com a ajuda do nível verifique o alinhamento e faça as marcações dos parafusos.

 

Passo 4

 

Retire a base e fure a parede nos lugares marcados, volte a colocar a base passando os fios pela parte interna da base e fixe-a com parafusos.

 

Passo 5

 

Desencape os fios como indicado no manual de instruções do produto e ligue os fios com fita isolante.

 

Passo 6

 

Coloque a parte externa da arandela sobre a base e fixe.

 

Passo 7

 

Coloque a lâmpada específica para o modelo da arandela.

 

Passo 8

 

Ligue a chave geral e teste a arandela.

 

Como vimos no passo a passo, a instalação da arandela é relativamente simples para quem tem know-how em instalações elétricas, mas para quem não tem conhecimento em instalações, o ideal é chamar um eletricista profissional.

 

Modelos de arandela

 

As arandelas podem ser classificadas de acordo com sua capacidade de distribuir luz no ambiente, os modelos podem distribuir feixes de luz em diferentes direções (para cima, para baixo, etc.)

 

Classificamos três modelos de arandelas internas para vocês, embora seja itens que podem ser usados em qualquer ambiente, vamos recomendar modelos para ambientes específicos.

 

Banheiro – A arandela de cúpula fica bem em banheiros, combina com qualquer tipo de decoração. São bastante funcionais perto de espelhos, auxiliam na iluminação.

 

Quarto – Arandela para quarto pode ser mais decorativa, para leitura ou apoio para a iluminação.

 

Para quartos nós preferimos uma luz de descanso, ou seja, arandela de luz indireta, os modelos mais simples são uma boa escolha.

Você pode unir sofisticação, funcionalidade e aconchego, ao optar por modelos com cúpula ou modelos quadrados.

 

Como já dissemos, a arandela é indicada para ambientes pequenos, no caso dos quartos, é uma maneira de substituir o tradicional abajur, e ganhar mais espaço.

 

Corredor – A arandela é muito útil em corredores, por ser uma luz mais indireta, tem capacidade de iluminar a passagem das pessoas e ao mesmo tempo, destaca as paredes contribuindo para a decoração.

 

Por ser um lugar de passagem, é interessante escolher modelos mais compactos, modelos com muito volume podem interferir na passagem.

 

Nós gostamos muito do efeito da arandela de efeito em corredores, por ser mais compacto, e são muitos modelos disponíveis para todos os gostos.

 

Encerramos por aqui, e esperamos que você encontre a arandela dos seus sonhos, e o nosso conselho é: não perca tempo e dinheiro se arriscando em instalações complicadas, contrate um eletricista profissional para realizar o serviço elétrico. Quer mais eletricistas?

Todos os direitos reservados: Adriano Eletricista

error: Content is protected !!