eletricista residencial. eletricista residencial.

Eletricista residencial especializado: a sua casa merece o melhor!

A nossa casa é certamente o lugar mais importante para nós. É para ela que voltamos após um dia cansativo de trabalho. É nela que reunimos familiares e amigos para realizarmos as nossas festas e confraternizações em datas comemorativas, churrascos em fins de semana, ou para aquele cachorro quente numa tarde de domingo com a criançada. Nosso lar também é o nosso refúgio, o centro do nosso mundo, pois é a partir dele que nos movimentamos e organizamos a nossa vida.

Por ser esse lugar tão especial, a nossa casa merece ser cuidada de modo igualmente especial. E isso envolve não apenas supri-la com os mantimentos necessários à sobrevivência da família, cuidados com higiene e limpeza e outros relacionados ao dia a dia. É muito importante cuidar da estrutura de sua residência, além de fazer a manutenção que ela precisa para que tudo fique em sua mais perfeita ordem. Isso inclui dar atenção à parte elétrica, tanto às instalações quanto aos reparos, e é aí que um bom eletricista residencial entra em ação. Este profissional tem o conhecimento técnico que você precisa para garantir a segurança e o bem-estar da sua família.

Uma boa instalação elétrica residencial é essencial para o perfeito funcionamento de uma casa. Sabendo disso, o eletricista residencial busca entender as necessidades dos moradores, considerando o número de habitantes dessa residência, a rotina deles, os aparelhos mais utilizados, entre outros fatores. Para atender essas necessidades com segurança e adequação, o eletricista residencial segue normas técnicas que regulamentam essas instalações elétricas.

O eletricista residencial especializado estabelece a localização de pontos de iluminação, tomadas e interruptores, além de definir os circuitos elétricos, o posicionamento do quadro de distribuição e dos mecanismos de proteção, tendo em mente os equipamentos e aparelhos existentes, a frequência com que são usados e a carga demandada por eles. A organização eficiente do sistema elétrico da sua casa, além de gerar economia, evita choques elétricos, acidentes, curtos-circuitos e situações mais graves como incêndios. Por isso, um eletricista residencial é um profissional indispensável. Afinal, com energia elétrica não se brinca!

Algumas regras básicas

Em seu trabalho, o eletricista residencial se baseia em algumas normas técnicas. Em ambientes com área igual ou inferior a 6 m², deve ser prevista uma carga mínima de 100 VA. Já nos cômodos ou dependências com área superior a 6 m², a carga mínima esperada é de 100 VA para os primeiros 6 m² mais 60 VA para cada aumento de 4 m² inteiros.

No que se refere ao número de tomadas, também existem regras. Em banheiros, deve ser instalado pelo menos um ponto de tomada próximo ao lavatório. Em cozinhas, copas, áreas de serviço e locais semelhantes, o eletricista residencial especializado colocará um ponto de tomada para cada 3,5 m e no mínimo duas tomadas de corrente acima da bancada da pia.

Nas varandas, haverá pelo menos um ponto de tomada. Nas salas e nos quartos devem ser postos pelo menos um ponto de tomada para cada 5 m, devendo esses pontos ser espaçados de maneira uniforme.

 

Cálculo de Potência Residencial

Faz parte do trabalho do eletricista residencial calcular a potência total no momento da instalação. Abaixo segue uma tabela com a potência dos principais aparelhos utilizados em uma residência, na qual o eletricista residencial especializado se apoia para tomar suas decisões.

Potência Elétrica Média em Watts de Aparelhos Elétricos

[caption
tabela de potência elétrica residencial tabela potência elétrica residencial

QUER MAIS ELETRICISTA RESIDENCIAL?