INSTALAÇÃO DE LUMINÁRIA

Instalação e Manutenção Elétrica

Saiba como instalar um luminária

 

As luminárias não são simples itens numa casa, a instalação de luminárias numa casa é uma espécie de coringa na decoração de ambientes, tornando-os mais agradáveis e bonitos.

 

Existem muitos modelos de luminárias, algumas são muito simples e fáceis de instalar, outras são mais complexas, e precisam ser instaladas por um eletricista profissional.

 

Entre a variedade de luminárias, escolhemos o tipo plafon de sobrepor LED, ainda que seja simples, é um tipo de luminária bem funcional para a maioria dos ambientes, sua instalação não é muito difícil.

 

Vale a pena mencionar, que eletricidade é algo perigoso, se não tiver alguma experiência, ainda que básica no manuseio de fios e instalações elétricas, contrate um eletricista profissional.

 

Se você se habilita a instalar, além da habilidade, terá que ter em mãos algumas ferramentas e acessórios:

 

  • escada
  • chave de teste
  • fita isolante
  • chave de fenda
  • chave Phillips
  • trena
  • furadeira

 

Com as ferramentas e acessórios em mãos, é hora de começar!

 

Passo a passo da instalação de luminária

 

Passo 1

 

Antes de dar início a instalação, desligue a chave geral. Normalmente a instalação é feita no lugar de outra, nesse caso, será feita uma substituição de luminária.

 

Passo 2

 

Desparafuse a luminária antiga, ao retirá-la será possível ver um buraco onde será instalado o plafon, há dois fios que você precisa identificar, o fio fase e o fio neutro.

 

Passo 3

 

Utiliza a chave teste para certificar se há corrente elétrica, não pode haver, só continue se não tiver corrente elétrica.

 

Passo 4

 

Caso seja necessário, utilize a furadeira para fazer os furos para fixar a luminária.

 

Passo 5

 

Junte o fio do teto ao fio da luminária, enrosque bem para que fique firme, depois encape os fios com fita isolante, é importante que fiquem bem encapados (no mínimo quatro voltas), certifique-se que os fios não irão se encostar.

 

Passo 6

 

Leia o manual de instalação da luminária antes de fixá-lo ao teto, só então fixe a luminária como descrito no manual.

 

Passo 7

 

Depois de encaixar o plafon e parafusar, observe atentamente para ver se está tudo certo, depois é só ligar a chave geral e testar a luminária.

 

 

Manutenção de Luminária  

 

A manutenção de luminárias em geral é feita de maneira simples, antes de começar, desligue o circuito da luminária no quadro elétrico.

 

Com o auxílio de uma escada desparafuse o plafon, caso seja um plafon de acrílico, por exemplo, reserve essa parte frágil para que não quebre.

 

Se a manutenção for feita para substituir lâmpadas, retire a lâmpada com cuidado para evitar que caia, coloque em um local seguro para depois fazer o descarte seguro.

 

Substitua a lâmpada queimada por uma nova, antes de parafusar o plafon, ligue o circuito da luminária no quadro elétrico e verifique se a lâmpada está funcionando, feito isso, constate que a luz acende.

 

Só depois de ter certeza que a luz está acendendo sem problemas, volte a colocar a parte acrílica do plafon e fixe com os parafusos.

 

Como utilizamos a luminária plafon de sobrepor de LED como exemplo, é importante mencionar, que nem sempre a luminária precisa ser substituída, sendo possível efetuar manutenção nesse tipo de luminária.

 

Nas luminárias plafon de sobrepor de LED, a manutenção deve ser feita por um profissional qualificado, se o problema for o driver, esse problema é facilmente resolvido por um eletricista profissional. Quer mais eletricista?

Todos os direitos reservados: Adriano Eletricista

error: Content is protected !!