Instalação e Manutenção Elétrica

Como instalar chuveiro – Passo a Passo

Como instalar chuveiro - Passo a Passo

Aprenda Como instalar chuveiro? Passo a Passo com Adriano Eletricista!

Como instalar chuveiro
Saiba como instalar chuveiro

Você nunca instalou um chuveiro elétrico? Hoje chegou a sua vez de aprender a fazer uma instalação excelente com Adriano Eletricista, um profissional habilitado, especialista em serviço de instalação e manutenção de chuveiro.

 

Hoje, o Adriano Eletricista é referência entre milhares de eletricistas pelo Brasil, ele se destaca pelo profissionalismo e competência em realizar serviço de instalação de chuveiros.

 

Seu chuveiro queimou e não sabe por onde começar? Calma, não se apavore irei lhe ensinar mais abaixo como instalar passo a passo de um jeito profissional.

 

Atenção: Antes de ensinar como instalar o seu chuveiro, irei apontar alguns defeitos que seu chuveiro provavelmente irá apresentar um dia, seja em uma casa ou apartamento:

Queima de resistência chuveiro

Nos dias de frio é normal muitas pessoas tomarem banhos mais quentes e é por isso que a resistência chega ao seu pico de aquecimento máximo, e então, pode causar um rompimento das molas que gera calor para o seu banho ficar quentinho.

 

Troca de disjuntor para chuveiro

Disjuntor para chuveiro
Disjuntor para chuveiro

O disjuntor do chuveiro é um dispositivo de segurança, quando esse disjuntor detecta um sobrecarga ou até mesmo um superaquecimento na sua rede elétrica, o dispositivo dispara internamente evitando assim um curto-circuito ou um incêndio elétrico em seu apartamento ou casa.

 

Fio do chuveiro derretendo

Os fios do chuveiro são responsáveis por conduzir a corrente elétrica até o seu chuveiro 220 volts ou 127 volts, os fios tem que ser de acordo com a potência do seu chuveiro, para evitar o derretimento da fiação do aparelho.

 

Curto-circuito no chuveiro

O curto-circuito elétrico é provocado quando os fios sofrem um superaquecimento e o disjuntor não desarma gerando assim uma colisão e fechamento dos fios fase e fase, fase e neutro ou fase e terra. Lembrando: No estado normal de funcionamento do neutro e terra quando eles derretem ou junta um com outro, eles não geram curto-circuito entre eles.

 

Quando liga o chuveiro as luzes acendem

Quando você liga o seu chuveiro elétrico e as luzes acendem não é porque existe um fantasma em sua casa é porque nesse caso gera um retorno na sua rede elétrica fazendo com que as luzes acendam, no caso as tomadas também sofrem o mesmo efeito e passarão a funcionar também no seu imóvel.

 

Dica: Um chuveiro mesmo parecendo simples de instalar é um aparelho elétrico que requer cuidado redobrado ao manusear ele, até porque ele é o grande vilão das instalações elétricas mal dimensionadas.

 

Dúvidas de como dimensionar fio e disjuntor do chuveiro 110v ou 220v

Qual a deferência de um chuveiro 110v para o 220v? A instalação do produto basicamente é a mesma entre eles, mas muda na ligação elétrica. O chuveiro 110v ou 127v, que significa a mesma coisa, é ligado à fase ao neutro e ao fio terra.

Os fios e o disjuntor são calculados e dimensionados através da potência do seu chuveiro. A instalação elétrica do chuveiro 220v é composta por fase, fase e terra.

 

Como garantir o bom funcionamento do chuveiro? Para o seu chuveiro funcionar corretamente sem você se preocupar muito é fazer uma instalação elétrica profissional.

 

Para isso acontecer é necessário sua casa ou apartamento ter uma instalação elétrica certa partindo do relógio de medição até dentro do seu imóvel.

 

Vejas as dicas logo abaixo:

 

1 – Para o funcionamento perfeito da eletricidade em seu apartamento ou casa é necessário realizar cálculos de demanda elétrica, onde um engenheiro eletricista deve calcular as cargas elétricas que seu imóvel precisará para funcionar de acordo com as normas técnicas brasileira.

Feito isso, você já pode instalar o chuveiro dos seus sonhos, não importa se o chuveiro vai ser 110v,127v ou 220v.

 

Veja também os cuidados que você deve ter com o seu chuveiro: O primeiro cuidado que você deve ter com o seu chuveiro é na hora da instalação do produto, tudo tem que correr perfeitamente nos mínimos detalhes.

 

Outro cuidado é na hora de fazer a ligação dos fios elétricos, lembrando que os fios da cor verde ou verde e amarelo, eles são ligados junto.

 

Na caixinha da parede sobrarão mais dois fios e você pode ligar os dos fios do chuveiro ao dos dois fios da caixa da parede. Sim ficará tudo certo com a ligação da eletricidade do seu chuveiro.

 

Veja também o dispositivo IDR, Tenha a Segurança perfeita na hora do banho: Por norma brasileira é necessário no circuito elétrico do chuveiro elétrico a instalação do dispositivo IDR, ele é a segurança perfeita para um chuveiro.

 

Quando você for instalar ou trocar chuveiro elétrico na sua casa lembre-se de verificar se existe o fio de aterramento.

 

O aterramento é fundamental para evitar possíveis choques elétricos. Um chuveiro sem aterramento é uma bomba relógio que pode explodir a qualquer momento em suas mãos.

 

Um chuveiro bem instalado você pode dar adeus aos choques que incomodam muitos brasileiros.

 

Meu chuveiro não esquenta, o que fazer? Na maioria das vezes o problema do chuveiro está relacionado a resistência elétrica. Mas existem outras coisas também, uma delas é o disjuntor, verifique se ele desarmou.

 

Mas o disjuntor também pode queimar sem apresentar um problema visualmente aparente. Outra coisa é a fiação em curto-circuito, quando há um curto em uma instalação de um chuveiro o disjuntor não rearma evitando o religamento do disjuntor, e consequentemente a passagem da corrente elétrica até o chuveiro.

 

Fios com cheiro de queimado: Existem três lugares onde você pode sentir cheiro de queimado se algo estiver errado com a sua instalação elétrica.

 

1 – Os fios do chuveiro na grande maioria das vezes são os causadores do cheiro de queimado.

2 – O quadro elétrico não fica muito atrás, ele também provoca o cheiro de queimado.

3 – Nas tomadas também é comum haver cheiro de queimado, vai aqui uma excelente dica para você: não use adaptador para utilizar vários aparelhos ao mesmo tempo, além de causar cheiro de queimado também provoca incêndios elétricos em casas e apartamentos em todo Brasil.

Muitas pessoas perguntam: chuveiro com cheiro de queimado é perigoso? Na minha profissão como eletricista posso dizer que sim. Pense junto comigo, se o seu chuveiro está apresentando cheiro de queimado seja nos fios ou no próprio chuveiro isso é sinal de algo muito perigoso, você já imaginou se os fios pegam fogo e você está todo molhado. Como você vai agir para reverter esse tipo de situação?

 

Dicas: No caso dos fios pegarem fogo o ideal é desligar os disjuntores da caixa, caso note que o problema necessita de maior atenção, chame os bombeiros.

 

Dicas: Caso você precise instalar um chuveiro com emergência, certifique que tem todos os materiais necessários para fazer uma excelente instalação. Você pode ter sucesso com a instalação como pode ser um grande desastre na instalação do seu chuveiro.

 

Dúvidas frequentes na hora de comprar o chuveiro ideal: Como escolher o chuveiro correto?

 

Hoje nas lojas existe uma infinidade de modelos de chuveiros disponíveis para você comprar. O mercado dos chuveiros elétricos traz muitas opções de chuveiros, existem chuveiros para todos os gostos e classes econômicas.

 

Quando você vai a uma loja bate aquela dúvida porque vê que são, um mais lindo que o outro, isso é normal! Eu também por ser eletricista vou muito a lojas de chuveiros e também fico em dúvida porque não tenho como fazer um teste antes de comprar o chuveiro.

 

Também existem opções de chuveiros metálicos para aquecimento a gás e solares. No caso do chuveiro elétrico, existem opções bem diversas tanto no preço como nas funcionalidades sofisticadas.

 

Na hora de escolher o melhor modelo para sua casa ou apartamento, é importante considerar alguns fatores como conforto e bem-estar. Como o momento do banho é um momento de relaxamento, é importante que o chuveiro proporcione um banho gostoso e agradável para você e sua família.

 

O chuveiro certo pode ser observado no jato de água que o chuveiro oferece e no controle de temperatura para cada momento ou estação do ano.

 

Além das informações técnicas, o melhor chuveiro é aquele que se encaixa melhor na sua instalação elétrica.

 

Não adianta você levar para casa o melhor modelo de chuveiro da loja sendo que sua instalação não comporta o chuveiro. Antes de comprar o chuveiro, verifique com o seu eletricista de confiança se a instalação elétrica é compatível, com a mesma potência e voltagem.

 

Existem chuveiros de 110V a 220V. Essa informação está sempre disponível na embalagem ou site de compra do produto ou do fabricante.

 

Veja outros detalhes que você precisa observar:

Chuveiro com potência (5500 watts): é um modelo com uma potência baixa normalmente costumam ter um custo mais acessível de mercado, mas esquentam menos, e podem queimar mais facilmente na hora do banho;

 

Itens técnicos como compatibilidade do chuveiro elétrico com a seção do cabo e a amperagem do disjuntor: dica: o fio ideal para um chuveiro é 6mm.

 

O disjuntor ideal para chuveiros é 40 amperes sendo ele bipolar para chuveiro 220v, já o chuveiro 110v ou 127v o disjuntor é 50 amperes com fio de 10mm.

 

Se sua casa não tem pressão de água boa: O recomendado é comprar um chuveiro que tenha um pressurizador embutido, assim o jato de água irá atender a sua necessidade do dia a dia.

 

Quem não gosta de pagar menos na conta de luz no final do mês? Pague menos, com economia garantida: lembre-se de levar em consideração o custo e o consumo de energia elétrica que o chuveiro terá na conta de luz.

 

Vai aqui uma dica matadora: na hora do banho, deixe o seu chuveiro na temperatura média e nunca no máximo a não ser em dias muito frios. Isso faz com que você tenha um excelente desconto na sua conta de energia.

 

Atenção: para você sentir melhor esse desconto na sua conta é necessário que a sua família pratique essa técnica na hora do banho.

 

Como instalar chuveiro: Veja as ferramentas necessárias para a instalação

 

Para você ter sucesso na hora da instalação do seu chuveiro é necessário separar os materiais e ferramentas certas para o melhor desempenho do produto na hora de utilizá-lo.

 

Em modo geral, você precisará das seguintes ferramentas e materiais necessários para iniciar a instalação:

Fita veda rosca: a fita veda rosca é essencial para evitar aquele vazamento que escorre pela parede do chuveiro.

 

Chave Philips: a chave Philips serve para apertar os parafusos do conector do chuveiro;

 

Chave de fenda: também a chave de fenda tem a mesma finalidade, que é apertar os parafusos dos conectores de chuveiros elétricos.

 

Multímetro: O Multímetro serve para você medir as grandezas elétricas como tensão e corrente do seu chuveiro elétrico.

 

Chave de teste: a chave de teste serve para você medir de modo simples a voltagem do seu chuveiro.

 

Nunca use fita isolante nas conexões do chuveiro, use sempre conector elétrico para melhor conexão dos fios elétricos.

 

Use também os terminais nas pontas dos fios, para evitar o superaquecimento e assim também economiza na sua conta de energia.

 

Alicate de corte: Como já diz alicate de corte, ele é fundamental para cortar fios onde os outros alicates não são tão eficientes e precisos na hora de fazer um corte em locais estreitos e confinados.

 

Alicate universal: também o nome diz tudo (alicate universal) ele serve para fazer vários serviços elétricos fundamentais e serve também para instalação de chuveiros elétricos.

 

Alicate de bico: o alicate de bico é para pegar aqueles fios ou componentes elétricos que caem em lugares mais difíceis onde os outros não chegam.

 

Alicate de crimpar terminal: o alicate crimpador serve para fazer crimpar os terminais elétricos dos fios do chuveiro.

 

Escada: é quase impossível você instalar um chuveiro sem o auxílio de uma escada, e quando somos iniciantes na instalação de chuveiro ela se torna indispensável na hora de realizar serviços em altura.

 

Chuveiro com a voltagem adequada seja ele 110v ou 220v.

 

Chuveirinho: o chuveirinho é um acessório de grande importância para higienização, principalmente para banhos em crianças, idosos e deficientes.

 

Mangueira: a mangueira do chuveiro é um acessório que é acoplado ao chuveirinho do chuveiro.

 

Cano para chuveiro: alguns chuveiros necessitam do cano prolongado para dar distância da parede do banheiro.

Suporte para mangueirinha: O suporte da mangueira do chuveirinho é fundamental para evitar que a mangueirinha fique solta incomodando quem precisa relaxar no banho quente.

 

Redutor de pressão: O redutor é essencial para quem mora em apartamentos e casas com grande pressão da água. Esse acessório é de grande valia para não danificar o chuveiro elétrico.

 

Como instalar chuveiro elétrico? Confira o passo a passo!

 

Finalmente chegou o grande momento que você irá precisar pôr a mão na massa e com as ferramentas necessárias à mão, agora o Adriano Eletricista irá mostrar o passo a passo de como instalar chuveiro elétrico na sua casa ou obra.

 

Passo 1 como instalar chuveiro – Desligue a corrente elétrica.

 

Vamos para o quadro de distribuição do seu imóvel e desligar a chave geral ou o disjuntor referente ao circuito elétrico do seu chuveiro, evitando possíveis acidentes domésticos.

 

Lembre-se, segurança em primeiro lugar. Mesmo eu sendo um excelente profissional não me arrisco em realizar um serviço em lugar tão escorregadio como banheiro e sem contar que estaremos na altura e há vários riscos a vida humana.

 

Sempre temos que ter uma carta na manga falam nos grandes filmes, isso vale como uma dica extra de segurança, o Adriano Eletricista recomenda sempre identificar e colocar placa de identificação sinalizando manutenção no quadro de energia ou avisar para todos que passam pelo local, sejam moradores ou até mesmo outras pessoas caso existam obras na sua casa ou apartamento.

 

Assim você inibe o risco de alguém ligar sem imaginar que tem gente fazendo uma instalação ou manutenção no circuito elétrico do chuveiro elétrico.

 

Passo 2 como instalar chuveiro – Teste de energia

 

Aprendi com meu professor na escola do SENAI “nunca faça uma manutenção em qualquer serviço elétrico sem detectar se realmente está sem energia no circuito ao qual iremos realizar a manutenção ou serviço”.

 

Mesmo desligando o disjuntor no quadro de distribuição, recomendamos que o segundo passo seja conferir se não está chegando energia no circuito do chuveiro. Para isso, você, ou o profissional deve ter em mãos ferramentas e aparelhos de detecção de tensão e corrente elétrica.

 

Passo 3 como instalar chuveiro – Inicie a instalação

 

Vamos iniciar a instalação? Como você já aprendeu todas as medidas de segurança na hora de fazer qualquer instalação ou manutenção, agora você está apto para começar pela montagem do chuveiro elétrico 220v ou até mesmo 127v.

 

Espero que você tenha comprado o chuveiro certo para a tensão do seu imóvel, é importante saber previamente qual a tensão da sua rede: 127V ou 220V, espessura ou seção dos cabos e amperagem do disjuntor se é bipolar 40A – 220v ou monofásico 50A – 127v.

 

Como você pode observar na embalagem do chuveiro se ele é compatível com as características da rede elétrica – Em instalação que existem o IDR dispositivo de segurança é recomendado que o chuveiro seja compatível com o DR – Em outras palavras chuveiro blindado para não ter fuga de corrente elétrica.

 

Agora vamos colocar o corpo do chuveiro, encaixe o cano do chuveiro, passe a fita veda rosca para evitar vazamento no produto e na parede.

 

Vamos colocar a fita veda rosca no sentido horário faça isso cuidadosamente para não haver problema com a nossa instalação, aproximadamente, de 4 a 7 voltas ou até chegar ao limite.

 

Depois, encaixe o corpo do chuveiro no cano (também conhecido como braço do chuveiro). Lembre-se de passar também a fita veda rosca nos canos do braço do chuveiro caso o seu chuveiro possua um cano prolongador, importante fazer isso antes de instalá-lo na parede.

 

Passo 4 Como instalar chuveiro – Fixe o chuveiro

 

A instalação do chuveiro na parede é muito simples. Mas antes de encaixar o chuveiro, limpe a rosca da parede para tirar sujeira ou resíduo de fitas antigas, passe a fita veda rosca no sentido horário e faça com que fique firme a fita, gire aproximadamente, de 4 a 7 voltas.

 

Depois, rosqueie o braço do chuveiro na parede. Deixe o chuveiro bem firme, mas sem forçar para não quebrar ou danificar o seu chuveiro.

 

Também vamos verificar se o chuveiro está alinhado corretamente, para que o caimento da água fique reto e preciso.

 

Passo 5 como instalar chuveiro – Redutor de pressão

 

Aqui vai mais um reforço para o uso do redutor. Esse é um passo que pode estar incluso na instalação do chuveiro elétrico dependendo da pressão da água da casa ou apartamento é de extrema importância que o redutor seja utilizado para não danificar o chuveiro com a força da água. Como isso é algo que varia de imóvel para imóvel, fique atento com essa opção. A instalação de um redutor de pressão é feita para evitar que haja avaria com o aparelho.

 

O redutor é um objeto pequeno, parecido com uma arruela e tem um pequeno furo no centralizado, que é introduzido na entrada de água do seu chuveiro. Assim, evitará reduzir uma grande passagem de água evitando que haja problema no chuveiro elétrico, isso é muito usado em instalações hidráulicas com pressão muito forte para o chuveiro e torneiras elétricas.

 

Passo 6 como instalar chuveiro – Conexão elétrica

 

Como já vimos anteriormente, sobre como você deve verificar se a bitola do fio de alimentação elétrica e o disjuntor possuem a mesma potência do chuveiro elétrico, uma etapa fundamental, identifique também se o fio terra está ligado ao sistema de aterramento, como já disse antes, segurança em primeiro lugar.

 

O aterramento é algo indispensável em instalações, em qualquer rede elétrica.

 

Como já recomendamos o uso de conectores de porcelana. Um modelo bastante útil é o conector industrial de porcelana de 10mm² / 16mm² para conexão de 3 fios da caixa da parede com três fios do seu chuveiro.

 

Nos primeiros parafusos, você deve colocar os três cabos do chuveiro, lembrando que no parafuso central sempre vai o fio de aterramento e no primeiro e terceiro parafusos vai os outros fios do chuveiro.

 

Nesse caso, o sistema de aterramento normalmente é o cabo verde ou verde e amarelo. Para fixar bem os fios no conector, utilize uma chave Philips ou fenda a que se encaixa melhor você usa no momento da sua instalação.

 

No outro lado, onde tem a caixinha da parede, você deve parafusar os três cabos de alimentação (fios vermelhos, preto, branco ou amarelo) e no centro o outro cabo de aterramento chamado fio terra (fio verde ou verde com amarelo).

 

Para ter uma excelente conexão é necessário que desencape a ponta dos fios e faça a conexão de cada fio, fios fase e aterramento. Lembre-se: o quadro de distribuição deve estar desligado sempre enquanto você permanecer fazendo o serviço de instalação.

 

Também é possível fazer essa conexão dos cabos com fita isolante, mas eu como eletricista profissional não recomendo esse tipo de serviço, isso irá causar prejuízos a médio prazo.

 

Se essa for a sua única opção, lembre-se de fazer uma excelente conexão dos fios para não gerar calor e danificar a fita isolante. Quando as emendas são mal feitas existe uma grande chance de ficar um forte cheiro de queimado no ar, causando até um mal estar em quem inalar essa fumaça tóxica.

 

Passo 7 como instalar chuveiro – Acessórios

 

Veja outro acessório excelente para conexão disponível nas lojas de materiais elétricos e no site do mercado livre, é o kit de peças de conectores para chuveiros (Wago 221).

Nesse sistema, você precisa usar três peças de conectores, para fazer a conexão dos fios.

 

Passo 8 como instalar chuveiro – Acabamento e teste

 

Após realizar a instalação do seu chuveiro elétrico, chegou a hora de finalizar fazendo os testes necessários para detectar se ele está mesmo funcionando corretamente em sua rede elétrica.

 

Para um acabamento fino, existem diversas soluções para embutir a fiação na caixinha de fiação elétrica na parede. É importante proteger as conexões para que elas não fiquem em contato direto com a umidade do banheiro, assim você terá maior durabilidade.

 

Agora, você pode também fazer a conexão da mangueira do chuveirinho e instalar algum suporte parafusado-o na parede, mas vai uma dica, se você precisar furar a parede, cuidado para não furar o cano d’água, isso pode virar um pesadelo em sua vida, evite ao máximo realizar furação na sua parede do banheiro.

 

Para verificar se sua instalação está correta, vá até o quadro de distribuição e rearme o disjuntor. Antes de ligar o seu chuveiro verifique se a chave seletora do chuveiro está no modo (frio) assim você evita a queima instantânea da resistência do chuveiro.

 

Fazendo isso, você pode abrir o registro do chuveiro e testar se o chuveiro está funcionando corretamente.

 

Não existe nenhum segredo para fazer a instalação do chuveiro, mas por ser uma atividade que envolve grande risco de choque elétrico, você precisa manter cuidado. Sempre utilize equipamentos de proteção individual para você e todos os eletricistas e siga as normas brasileiras corretamente.

 

Como instalar chuveiro com segurança: 9 dicas importantes

 

Vamos aprender passo a passo como instalar chuveiro, você já viu que não tem mistério, mas não significa que sejamos descuidados com eletricidade, sempre há riscos.

 

Para a sua segurança e da sua família, sempre recomendamos na hora da instalação ou troca de chuveiro, não ter crianças ou animais no local para evitar acidentes.

 

Compre produtos de qualidade isso aumenta a segurança da instalação elétrica. Use material com selo de qualidade INMETRO sempre.

 

Sempre utilize equipamentos de proteção individual, como luvas de proteção, óculos, cinto de segurança e bota.

 

Sempre verifique a tensão ou voltagem se ela é 110v ou 127v e 220v, do seu chuveiro. Também verifique a seção dos fios e amperagem do disjuntor com a instalação e disjuntor do apartamento ou casa.

 

Um passo importante é você checar antes se o disjuntor correspondente ao chuveiro no quadro de distribuição de energia está desligado, sempre deixe um aviso no quadro para que outras pessoas não acione o disjuntor ao qual você está efetuando a instalação ou troca do chuveiro isso evita acidente com vítima fatal.

 

Confira se o registro de água que alimenta o encanamento do chuveiro está fechado e deixe toda a água do cano que estava ali parado escoar antes de começar.

 

Após desligar o quadro de força, utilize a sua chave de teste para verificar se está passando corrente elétrica ainda.

 

Certifique se o fio-terra está devidamente conectado ao sistema de aterramento, e jamais ligue o quadro de distribuição enquanto você estiver fazendo a conexão do chuveiro, especialmente com os fios desencapados, evite acidente elétrico.

 

Tenha cuidado para fazer corretamente todas as conexões de modo seguro e eficiente. Nunca faça um serviço se você não se sentir seguro com a etapa a ser realizada, não arrisque, sua vida vale mais.

 

Chame um profissional de sua confiança para realizar a instalação ou manutenção elétrica.

Por fim, se você sentir que o chuveiro está parando de funcionar ou sente cheiro de fio queimado, não espere terminar de derreter.

 

Quando o fio do chuveiro derrete dentro da caixinha e você não consegue puxar os fios para fora é o momento de realizar uma nova instalação para o chuveiro elétrico.

 

Caso você não tenha experiência com a troca da fiação, chame um profissional e faça um orçamento para que ele faça a troca dos fios elétricos.

 

Veja as dúvidas frequentes de como instalar chuveiro

 

Quando precisamos realizar uma reforma elétrica ou obra nova, sempre bate aquela dúvida frequente em nossa cabeça, então reservamos algumas delas para os nossos leitores do site, confira na sequência algumas dúvidas.

 

Quando o assunto é instalação de chuveiro e parte elétrica, dúvidas não faltam, por isso as reservamos para você entender sobre o assunto de instalação de chuveiro. Confira abaixo as mais comuns:

 

Qual cabo usar para chuveiro?

Normalmente, existe a indicação na embalagem do chuveiro sobre o tipo de cabo correto para a instalação, considerando a potência 5500w a 7500w e tensão 110v ou 127v / 220v do chuveiro.

 

Sabendo a corrente, é possível saber qual o fio mais compatível com o seu chuveiro. Para um chuveiro de 127V e 5500W, por exemplo, um fio de 10mm é o mais recomendado. Quanto maior a corrente máxima, maior a seção nominal do fio (mm²).

 

Para um chuveiro de 220V e 7500W, por exemplo, um fio de 6mm e o disjuntor é 40A bipolar é o mais recomendado. Quanto maior a corrente máxima, maior a seção nominal do fio (mm²) não esqueça disso em sua instalação elétrica.

 

Como ligar os fios de um chuveiro?

 

Para você realizar a conexão dos fios do chuveiro sempre é necessário ter o quadro de distribuição desligado e, e na sequência, desencapar as pontas dos cabos com o alicate desencapador de fio para fazer a ligação correta dos fios de fase e fase e terra, já no chuveiro 127v você tem fase e neutro e também o fio terra.

 

A ligação dos fios pode ser feita através de um conector de porcelana e nunca com fita isolante pois a conexão fio com fio sempre acontece um superaquecimento na emenda e a fita isolante irá derreter fazendo assim aquele cheiro de queimado.

 

Não recomendo, mas se você decidir mesmo assim faça com a fita isolante, é necessário fazer várias voltas sobre os fios, até que estejam completamente protegidos e encapados com uma excelente emenda firme e forte para que solte com facilidade.

 

O que acontece se eu ligar os fios do chuveiro errado?

 

A ligação incorreta dos fios do chuveiro pode provocar choques e incêndio elétrico se o disjuntor não atuar. Nunca inverta os fios, hoje em dia tudo vem com manual e sempre siga as informações que nela há.

 

Por isso, a importância de seguir o passo a passo na ordem dos fios, para evitar acidente elétrico.

 

Qual disjuntor para chuveiro?

 

Para escolher o disjuntor certo, assim como os fios, deve ser feita de acordo com o que está escrito na embalagem do chuveiro. É de extrema importância que se atente com os fios e disjuntor exclusivo para o seu chuveiro, sendo para 220V um disjuntor bipolar de até 40A e, para 127V, um disjuntor unipolar de até 50A.

 

Para você não errar na escolha do seu disjuntor, também é importante você saber que o disjuntor não serve apenas para proteção do chuveiro, mas para o cabo também. Ele deve ser resistente o suficiente para proteger o aparelho e a fiação ao mesmo tempo sem desligar quando o chuveiro estiver sendo usado na sua casa.

 

Como instalar o cano do chuveiro?

 

Para fazer a instalação do cano do chuveiro, você precisará de fita veda rosca nos dois lados. Mas se o seu chuveiro for de modelos simples como o chuveiro bella ducha da Lorenzetti. Rosqueie o cano até ficar firme e coloque o acabamento antes de fixar na parede, siga passo a passo para não errar.

Passe o veda rosca também e depois conecte ao cano. Depois, basta rosquear o cano no encanamento na parede até que ele firme e alinhado no local certo. Quer Aprender Mais Com Outro Eletricista Como Instalar Chuveiro?

Avaliação post
error: O conteúdo está protegido !!

Eletricista Agora

(11) 98611-3565

(11) 98611-3565