Problema com tomada elétrica?
A tomada elétrica é um dispositivo imprescindível em qualquer ambiente porque permite a conexão de aparelhos elétricos através da plugues, por isso, quando surge algum problema com tomada elétrica é um grande transtorno.
Existem diferentes tipos de problemas com tomada elétrica e para verificar o componente e seu funcionamento é necessário chamar um eletricista.
Se você chegou até aqui procurando por um profissional capaz de realizar reparo, instalação ou troca de tomada com profissionalismo e eficiência, você veio ao lugar certo, não perca tempo, faça um orçamento rápido com um profissional que realmente entende do assunto, Adriano Eletricista!
A seguir você irá ver as respostas para algumas perguntas que são feitas com frequência por clientes que são surpreendidos por problemas com tomada elétrica.
Continue com a leitura do conteúdo que preparamos para você nos seguintes tópicos:
- Uma tomada precisa de disjuntor para funcionar?
- Qual disjuntor usar em um circuito de tomadas simples?
- Quantos milímetros de fios usar em um circuito de tomada simples?
- Quantos milímetros de fios usar em um circuito de tomada específico?
- Qual disjuntor usar em um circuito de tomadas de uso específico?
- Uma tomada precisa de quantos fios para funcionar?
- É necessário usar fio terra em tomadas elétricas?
- Quais cores de fios de uma tomada elétrica 127V?
- Quais cores de fios de uma tomada elétrica 220V?
- Quantas tomadas podem ter em um circuito elétrico?
- Quais são os problemas elétricos mais comuns em tomadas?
- Qual o perigo de uma tomada em curto?
- Tomadas causam incêndios elétricos?
- O que devo fazer em caso de uma tomada elétrica em pane?
Uma tomada precisa de disjuntor para funcionar?
Essa é uma pergunta que algumas pessoas fazem, e a resposta é sim, as tomadas devem estar ligadas a um circuito elétrico que deve ser protegido por um disjuntor.
O disjuntor é um dispositivo de proteção que deve estar presente nas instalações elétricas, isso porque, o dispositivo funciona como uma chave que pode ser utilizada para ligar e desligar o circuito de tomadas, e o mais importante, em situações de sobrecarga ou curto-circuito o disjuntor desarma evitando danos à rede elétrica e incêndio elétrico.
Qual disjuntor usar em um circuito de tomadas simples?
Para um circuito de tomada simples, também chamada de tomada de uso geral (TUG) deve ser utilizado disjuntor entre 16A e 20A.
As tomadas podem ser instaladas tanto em tensão de 127v quanto em tensão de 220v.
Mas é necessário saber que em circuitos com tensão de 127v a soma de potência das tomadas não pode ultrapassar 2540w, e para circuitos de 220v a potência não pode ser superior a 4400w, mas afinal o que fazer se ultrapassar esses valores?
Caso a potência seja ultrapassada, o eletricista deve separar em mais de um circuito de tomada de uso geral.
Quantos milímetros de fios usar em um circuito de tomada simples?
Segundo a norma NBR 5410 da ABNT, a seção mínima a ser utilizada em tomadas de uso geral é de 2,5mm.
Portanto, se existe dúvida em relação a quantos mililitros de fios usar em circuito de tomada simples, a bitola do fio utilizado em circuito de tomada simples deve ser de 2,5mm.
Importante lembrar que para qualquer tipo de instalação elétrica é indispensável contratar um eletricista qualificado, no caso do circuito de tomadas não é diferente, esse tipo de serviço deve ser feito exclusivamente por um profissional.
Quando falamos em profissional, pensamos logo em serviços elétricos seguros com atendimento rápido aliado a experiência, Adriano Eletricista é uma das empresas de eletricistas mais solicitadas, seja mais um cliente feliz, peça um orçamento.
Quantos milímetros de fios usar em um circuito de tomada específico?
O circuito de tomada para uso exclusivo, também chamado de tomada de uso específico (TUE) como o nome indica, é uma tomada utilizada para alimentar aparelhos com cargas específicas.
A tomada de uso específico pode ser utilizada para aparelhos de maior potência como fritadeiras elétricas, ar condicionado, forno elétrico, entre outros.
Por isso, a bitola do fio utilizada nesse tipo de tomada de uso específico depende da potência do aparelho que será ligado.
Qual disjuntor usar em um circuito de tomadas de uso específico?
Como vimos acima, a fiação do circuito de tomadas de uso específico depende da potência do aparelho que será utilizado, no caso do disjuntor, acontece o mesmo.
A amperagem do disjuntor utilizado em circuito de tomada de uso específico deve ser de acordo com a potência do aparelho que será alimentado pela tomada.
Uma tomada precisa de quantos fios para funcionar?
De acordo com a norma NBR 14136 sobre o novo padrão de tomadas, foi determinado que existem dois modelos de tomadas: de até 10A e de até 20A.
Deste modo, para a instalação de tomadas utiliza-se três fios, no caso de tomada de 127v são utilizados os fios: fase, neutro e terra.
Para instalação de tomadas de 220v são utilizados três fios: fase, fase e terra.
No momento da instalação, é importante ter atenção a cor dos fios, segundo a norma NBR 5410 as cores que revestem o fio devem estar de acordo com sua função.
É necessário usar fio terra em tomadas elétricas?
Sim, é necessária a utilização de fio terra em tomadas elétricas, sua função é proteger as pessoas que utilizam os aparelhos elétricos contra o risco de choque elétrico.
Além do mais, de acordo com a norma NBR 5410, é obrigatória a instalação de fio terra em imóveis com instalação elétrica de baixa tensão.
Quais cores de fios de uma tomada elétrica 127V?
A tomada elétrica de 127v possui três fios diferentes: neutro, terra e fase. Nesse caso, a norma NBR5410 da ABNT determina que as cores devem ser:
Azul claro – para fio neutro.
Verde ou verde e amarelo – para condutores de proteção, o chamado fio terra.
Vermelho, Branco, marrom ou preto – o fio fase pode ser encontrado nessas cores.
Quais cores de fios de uma tomada elétrica 220V?
As tomadas elétricas de 220v são instaladas com dois fios de fase e um fio terra, portanto, as cores dos fios podem ser encontradas nas seguintes cores: vermelho, branco, preto ou marrom para a fase.
Verde ou verde e amarelo para fio terra.
Quantas tomadas podem ter em um circuito elétrico?
No caso de circuito para tomadas de uso geral, a quantidade de tomadas por circuito deve ser dimensionado por um eletricista, contudo, geralmente não deve ultrapassar o limite de três tomadas por circuito.
Para tomadas de uso específico, por ser uma tomada para uso específico de aparelhos com mais de 10 A, deve haver uma tomada por circuito, a norma NBR5410 orienta que:
“9.5.3.1 Todo ponto de utilização previsto para alimentar, de modo exclusivo ou virtualmente dedicado, equipamento com corrente nominal superior a 10 A deve constituir um circuito independente.”
Quais são os problemas elétricos mais comuns em tomadas?
Há um consenso sobre a falta que uma tomada faz, e infelizmente, como qualquer componente elétrico, a tomada também pode apresentar instabilidade ou simplesmente deixar de funcionar.
Entre os problemas mais comuns estão: tomadas antigas que deixam de funcionar por desgaste de uso, mau contato provocado por fios mal isolados, tomada queimada, quebrada ou mal instalada.
Independente do problema, a dica que damos é que você nunca tente consertar ou trocar uma tomada por conta própria, é extremamente perigoso.
Deixe os assuntos elétricos com quem entende, entre em contato com Adriano Eletricista e dê adeus aos seus problemas elétricos contando com o melhor serviço do mercado.
Qual o perigo de uma tomada em curto?
Quando uma tomada apresenta curto circuito, existe um grande perigo de choque elétrico, além disso, infelizmente há muitos casos de incêndio elétrico no país.
E o curto circuito de uma tomada, por exemplo, pode provocar perda material e humana.
Quando identificar um curto circuito na tomada, o melhor a fazer é desligar o disjuntor, ligar para o Adriano Eletricista e esperar que um eletricista da equipe resolva o problema.
Tomadas causam incêndios elétricos?
Essa é uma dúvida e um medo de muitas pessoas, mas a resposta é sim, tomadas podem causar incêndios elétricos.
Basta considerar que qualquer problema no interior de uma tomada como fios mal isolados podem atingir proporções perigosas como um incêndio.
Outro aspecto importante que deve chamar a atenção das pessoas, é o uso de adaptadores como o famoso T.
Ao utilizar vários aparelhos em uma única tomada, existe o risco iminente de uma sobrecarga que pode provocar o aquecimento dos fios e chegar a um incêndio elétrico.
O que devo fazer em caso de uma tomada elétrica em pane?
Tomada elétrica em pane é uma situação desagradável que pode acontecer com qualquer pessoa, mas dificilmente uma tomada irá deixar de funcionar sem antes dar sinais de instabilidade.
Exatamente, é possível observar pequenas mudanças na tomada, como mal contato, por isso não espere que aconteça uma pane elétrica para contratar um eletricista, importante observar que um eletricista qualificado deve manusear a eletricidade.
Não espere que uma tomada dê defeito, contrate o Adriano Eletricista para realizar uma manutenção e prevenir problemas elétricos mais graves. Quer mais informações de problemas com tomadas elétricas?