Saiba como instalar um lustre
O lustre é aquele item de iluminação que emana elegância, a instalação de lustres em ambientes agrega beleza e sofisticação a decoração.
Existem lustres clássicos, modernos e pós-modernos, para todos os gostos e estilos, mas não confunda lustre com luminária!
A diferença entre eles está basicamente no requinte que o lustre ostenta em comparação às luminárias que normalmente são menores e mais simples.
A instalação de lustre não é das tarefas mais fáceis, dependendo do valor e tamanho do lustre, pode ser um grande e perigoso desafio, sem falar na parte elétrica que é ainda mais complicada para leigos.
O ideal na hora de instalar seu lustre maravilhoso, é chamar um eletricista profissional para o serviço, é uma garantia de que tudo correrá dentro do previsto, sem sustos!
Agora, se você é adepto do DIY (faça você mesmo), nós temos o passo a passo!
Mas antes, leia o manual de instruções, em seguida, separe as ferramentas e demais acessórios que você irá precisar.
- escada
- furadeira
- fita isolante
- alicate
- chave de teste
- chave de fenda
- chave Phillips
Como instalar lustre: Passo a passo
Passo 1
Antes de começar, desligue a chave geral.
Passo 2
Com o alicate, descasque as pontas dos dois fios: fase e o neutro que saem do teto e as pontas dos fios do lustre.
Passo 3
Fure o teto com a ajuda de uma furadeira para fixar a base no teto, em seguida, passe os fios por dentro do furo dessa base.
Passo 4
Nessa etapa você deve unir os fios do lustre aos fios do teto.
Passo 5
Enrosque bem os fios e passe a fita isolante, verifique com atenção se eles não irão se encostar.
Passo 6
Fixe a base do lustre com os parafusos, os furos da base devem estar alinhados aos furos da caixa de luz.
Passo 7
Encaixe cuidadosamente o lustre na base, em seguida fixe com os parafusos do lustre.
Passo 8
Antes de ligar a chave geral, instale as lâmpadas e verifique se os parafusos estão bem apertados, feito isso, ligue a chave geral e acenda a luz para testar o lustre.
Manutenção de lustre
A manutenção de lustres depende do tipo de lustre, existem lustres que precisam ser retirados para limpeza de tempos em tempos devido sua riqueza de detalhes que acumula poeira com grande facilidade.
Também há lustres imponentes, compostos por cristais que necessitam de cuidados especiais.
Esse tipo de manutenção relacionado a limpeza tanto pode ser feito pelo dono como por empresas especializadas em limpar lustres.
Para retirar lustres e voltar a instalar, o ideal é chamar um eletricista profissional como forma de garantir o bom funcionamento do lustre, caso seja necessário efetuar substituições de lâmpadas ou reparos na parte elétrica, o profissional saberá como proceder.
Há também lustres que possuem muitas lâmpadas que precisam ser trocadas quando queimam ou que começam a apresentar problemas elétricos, em casos como esse, não hesite em chamar um eletricista residencial.
A manutenção do lustre é imprescindível para mantê-lo em pleno funcionamento e beleza em meio ao seu ambiente. Quer mais eletricista?