Tudo que você precisa saber sobre instalador de chuveiro
Já teve a experiência de chegar em casa depois de um dia de trabalho cansativo e perceber que seu chuveiro não estava funcionando? Ou já teve a vontade de trocar por outro e não teve ideia de onde começar?
Quem não conhece essa área pode achar essas tarefas muito difíceis, porém são tarefas simples. Instalar um chuveiro novo já que o antigo queimou ou colocar um novo com uma ducha melhor.
Mas se você não tem ideia mesmo de como fazer isso, pode ser que você precise de um profissional para fazer esse trabalho: o instalador de chuveiro.
O instalador de chuveiro – chuveiro correto
Assim que o profissional for contatado, a primeira pergunta será: “Qual o modelo e marca o senhor deseja instalar?” Ao contrário do que maior parte das pessoas pensam, chuveiros não são todos iguais. Eu vou deixar aqui nesse post algumas dicas que vão te ajudar bastante a tomar essa decisão e passar para o instalador, vamos lá:
- O seu conforto e bem estar (um aparelho que ofereça um bom jato e controle de temperatura);
- Definir se será um chuveiro elétrico, a gás ou solar;
- Se será um chuveiro de parede ou de teto;
- A voltagem do aparelho (se é 110 ou 220 V)
- A potência (alguns modelos são mais econômicos, porém queimam com certa facilidade, os modelos mais caros, costumam ter uma durabilidade maior)
- A vazão do chuveiro (que varia entre 6 e 60 litros por minuto)
Como conservar o seu chuveiro?
Um dos desafios é dar uma durabilidade maior aos chuveiros, mas você sabe como fazer isso da maneira correta?
Além de ter uma boa elétrica na casa, com manutenção em dias, a conservação do chuveiro se dá através desses passos:
- Fazer a limpeza regularmente;
- Seguir as orientações quanto aos usos de fábrica;
Cuidados para serem tomados na hora da instalação do chuveiro
Como todo profissional sabe, mexer na energia é muito perigoso, e sempre se deve ter muito cuidado ao fazê-lo. Abaixo, fiz algumas orientações do que se deve fazer, cuidados para tomar antes de iniciar a instalação de um chuveiro:
- Tenha em mãos as ferramentas corretas (chave de fenda, fita isolante, e fita veda rosca);
- Desligue a energia e o registro de água (no chuveiro existem 3 fios, 2 serão conectados à rede elétrica e outro é o fio terra);
- Se for troca de chuveiro, retire o antigo e refaça as conexões com o modelo novo (tenha bastante cuidado ao remover o chuveiro antigo do cano), e se for um novo é só seguir os passos;
- Agora é a hora da fita veda rosca, vede bem o cano para que não ocorra vazamento;
- Finalmente termine de fechar as conexões, passar a fita isolante e religar a energia.
Concluindo
Nem sempre é uma tarefa simples para quem não entende, e é sempre bom procurar um eletricista profissional nesses casos. Invista mais em sua segurança do que na agilidade nesses casos. Afinal, a sua saúde é importante não é mesmo?
Quer saber mais sobre instalador de chuveiro?