Procurando eletricista para troca de ventilador?
A troca de ventilador de teto ou parede é um serviço elétrico que deve ser realizado apenas por pessoa qualificada, por isso, contrate um eletricista para garantir que a instalação seja realizada de maneira correta e segura.
A troca de ventilador pode ser feita em ambientes internos ou externos, antes de realizar a instalação do ventilador de substituição, o eletricista retira o equipamento que será substituído.
Continue a leitura para ver as informações que preparamos para você nos seguintes tópicos:
- Montagem de ventilador
- Como é feita a troca de ventilador?
- Troca de ventilador: cuidados na instalação
Montagem de ventilador
Quando o ventilador é substituído por um novo, o eletricista precisa realizar a montagem do novo aparelho antes.
O manual do aparelho com as orientações de montagem acompanham o produto, contudo, é indicado que a montagem seja feita por pessoa com experiência.
A montagem dos ventiladores é diferente para cada modelo, mas a forma como deve ser montado é basicamente a mesma.
O eletricista deve seguir as orientações de montagem do manual e utilizar sua experiência para que a montagem fique segura de acordo com o modelo e o número de pás do ventilador.
Como é feita a troca de ventilador?
Depois que o ventilador é montado pelo eletricista, ele segue para a parte da instalação elétrica.
O eletricista começa passando os fios da lâmpada pela parte interna do nipe, depois os fios do ventilador devem passar por dentro da haste para sair da base.
Em seguida a haste é fixada no motor com a abertura maior virada para os fios, o eletricista passa os fios: motor e o soquete para só depois fixar o pino de fixação da haste.
O suporte deve ser fixado ao teto de forma a ficar preso e sem folgas, depois disso os fios devem ser ligados, normalmente, os ventiladores de teto possuem lustre, nesse caso, os fios fase da rede elétrica devem ser ligados ao fase do lustre, o fio de ventilação e o fio de ventilação são ligados entre o motor e o capacitor.
Para evitar problemas com os fios, como queima ou curto circuito, os fios devem ser devidamente encapados.
Feito isso, o eletricista realiza a ligação entre os fios e a chave de controle, sempre com o cuidado de fazer a instalação de maneira correta e isolar os fios com fita.
Troca de ventilador: cuidados na instalação
A troca de ventilador, seja de teto ou de parede deve ser feita observando as normas regulamentadoras para instalação de baixa tensão, por isso é importante que seja realizada por um profissional habilitado.
O eletricista responsável pela instalação precisa ser criterioso no momento de identificar os cabos da rede elétrica em que o ventilador será instalado para evitar erros.
Antes de dar início a troca de ventilador, o eletricista deve ter certeza de que o disjuntor está devidamente desligado, o ideal é que o profissional utilize um multímetro antes de iniciar o serviço para verificar se o circuito do ventilador está sem energia, esse procedimento dá mais segurança ao profissional.
Trocar de ventilador é um serviço elétrico que envolve habilidade e técnica e deve ser feita por profissionais, se for trocar de ventilador, contrate um eletricista. Veja também: Instalação de Ventilador