Tomadas novo padrão - Tudo que você precisa saber antes de instalar

TOMADAS NOVO PADRÃO – TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE INSTALAR

Antes de iniciar o passo a passo da instalação do novo padrão de tomadas, é importante falarmos um pouco sobre as razões da criação de um padrão nacional de tomadas e plugues.

A partir de 2011, o Brasil passou a existir um novo padrão de tomadas, trata-se do padrão oficial do país.

Esse novo padrão surgiu com vistas a padronizar tomadas e plugues e retirar do mercado nacional as inúmeras tomadas existentes.

Sobre o que é a norma NBR14136

A norma NBR14136 feita pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) surgiu a partir de uma pesquisa que revelou a existência de doze tipos diferentes de plugues e tomadas.

Toda essa variedade de plugues e tomadas elétricas passaram a circular no mercado nacional porque os grandes fabricantes de eletrodomésticos, ao produzir os equipamentos eletrônicos para comercialização no Brasil, mantinham o padrão utilizado no país de origem da marca.

Portanto, a padronização está atrelada à ideia de segurança e proteção aos brasileiros. Isso porque, haviam muitos casos de choque elétrico vinculados às tentativas de adaptação das tomadas.

Além dos choques elétricos, há muitos registros de danos causados às redes elétricas, sem falar nos incêndios provocados por gambiarras feitas para adequar plugues.

A NBR14136 estabelece dois modelos residenciais de plugues elétricos e tomadas, são os modelos 10A e 20A.

A tomada e plugue 10A possui potência máxima menor que a 20A, sendo essa projetada para equipamentos com maior potência máxima, garantindo maior segurança ao transmitir energia em aparelhos como por exemplo, o ar condicionado.

A diferença entre os modelos consiste no pequeno aumento de diâmetro existente entre a 10A e a 20A, sendo a 20A ligeiramente maior. Essa diferença existe para que não seja possível conectar plugues 20A em tomadas 10A, na intenção de evitar sobrecargas de energia.

Ao impossibilitar a conexão de plugues em tomadas com potência diferente, a norma NBR14136 assegura maior segurança nas residências, evitando danos materiais e acidentes.

Como instalar tomadas novo padrão – passo a passo

Como instalar tomadas novo padrão
Como instalar tomadas novo padrão

Agora que já sabemos o porquê da padronização das tomadas, vamos acompanhar o passo a passo da instalação.

O passo a passo da instalação é interessante e didático para todas as pessoas que desejam adequar sua casa ao novo padrão, ainda que não seja o próprio morador a fazer tais mudanças.

Para instalar tomadas, você irá precisar de algumas ferramentas:

  • Multímetro ou chave de teste
  • Alicate
  • Chave Philips
  • Chave de Fenda

Para dar início à instalação, desligue a chave geral, só depois inicie o processo.

Passo 1 – O primeiro passo é retirar as tomadas antigas, retire a placa externa da tomada e depois os fios.

Passo 2 – Nesse passo já começa a necessidade de experiência com elétrica, você precisará verificar a condição dos fios, caso apresentem algum dano, corte a parte danificada, depois desencape um pouco.

Passo 3 – No passo três você terá que identificar os fios da tomada para saber os fios que precisa colocar no plugue. Via de regra, as tomadas possuem as seguintes cores:

  • Preto, vermelho ou marrom para a fase
  • Azul claro para o neutro
  • Verde e amarelo ou só a cor verde para fio terra

Algumas residências não possuem o fio terra na sua instalação elétrica, mas isso não compromete a instalação das tomadas.  É importante utilizar multímetro ou chave de teste para testar os fios e descobrir qual é o neutro e qual é a fase.

Passo 4 – Após a identificação dos fios, é hora de ligar a fiação. O primeiro fio que deve ser encaixado é o fio terra, ele fica sempre no pino do meio.

Depois de conectar o fio terra, caso não haja identificação em relevo com a letra N na tomada, você poderá conectar o neutro e o fio fase em qualquer pino desde que fiquem de lados opostos para não se cruzarem.

Passo 5 – Esse é o último passo, depois de parafusar os fios no encaixe, fixe o suporte com os parafusos, por último encaixe o espelho da tomada e volte a ligar a chave geral. Se caso o disjuntor desarmar você fez algo de errado, sugiro que faça uma revisão nas tomadas que você mexeu.

Feito isso, a tomada estará pronta a ser usada, mas, por mais que pareça simples instalar tomadas, não recomendamos que seja feito por alguém sem experiência com elétrica, o melhor para sua segurança e da sua família é contratar um eletricista especializado para fazer o trabalho.

Vaja mais conteúdo sobre eletricista

Avaliação page
error: O conteúdo está protegido !!