Quando devo procurar um eletricista residencial?
Descubra como o consumo de energia pode afetar o valor da sua conta e resolver de uma vez por todas esse problema.
O vazamento da energia é mais comum em residências que tem muita fiação antiga, disjuntores antigos ou danificados. Cada vez que há um vazamento, o consumo de energia pode aumentar, e também o valor da energia. Uma das maneiras mais comuns de resolver isso é sempre fazer uma revisão, uma vez ao ano, ou sempre que perceber que o valor não está normal quanto deveria.
Quando acontece esses problemas uma boa saída é chamar um especialista: o eletricista residencial.
Como saber se é o momento certo para chamar um especialista?
Se sua energia está vindo mais cara do que você esperava e você não sabe o motivo, nós aqui da (empresa) vamos te falar quando chamar um profissional que irá assim, resolver boa parte de sua dor de cabeça.
Para esclarecer, é necessário observar alguns pontos antes de chamar um eletricista residencial.
Atente-se ao valor da conta de energia
O primeiro ponto para observar é o valor da conta de energia. Observe as bandeiras tarifárias de cada mês para verificar se a variação de cada mês está dentro do padrão. Como a maior fonte de energia do país vem de hidrelétrica, é comum ter uma cobrança extra em meses que se tem poucos períodos de chuva.
Caso a energia esteja muito mais cara do que o valor da bandeira da época, é um sinal de que algo está errado com sua fatura mensal de energia.
– As quedas de energia estão constantes
Quedas frequentes significam que algo está errado com a energia de sua residência. Esse é um forte indicador de que está na hora de realizar uma manutenção em sua residência. O profissional verifica e decide como fazer e você recebe de volta a sua energia normal em sua residência.
*O que se deve observar nas quedas constantes de energia?
Quando você ligar um eletrodoméstico, o disjuntor desarmar para garantir a integridade e evitar qualquer perigo em sua casa.
– Cheiro de queimado
Uma grande causa de uso excessivo de energia é quando você usa eletrodomésticos que consomem mais energia do que sua casa suporte. O que acontece nesses casos? Geralmente você liga algum eletro e de repente sente aquele cheiro de plástico derretido. Isso acontece porque ele consome tanta energia que é capaz de derreter tomadas de plásticos, causando grandes danos.
– O que devo trocar na manutenção?
Fazer gambiarras ou tentar resolver o problema sozinho não é a melhor opção. Em vez de solucionar o problema e evitar gastos, você pode causar um dano ainda maior à rede elétrica se a manutenção não for realizada corretamente – além de correr o risco de se machucar gravemente.
Saiba a seguir quais podem ser os itens trocados pelo eletricista residencial.
Esse processo se dá após a verificação do profissional. Ele irá concluir o processo e decidir o que precisa ser trocado. Aqui vão algumas dicas do que ele deve pedir para trocar:
Fiação
Ele colocará fios na dimensão correta, para suportar aparelhos que consomem maior energia como ar condicionado. Além de fiação nova, sua casa estará muito mais segura.
Tomadas
Para não comprometer a energia da sua casa, o profissional pode pedir para trocar as tomadas, pelas atuais, determinadas pela Norma Brasileira ABNT NBR 14136.
Disjuntor
Se sua energia estiver apresentando quedas constantes de energia, é comum que o eletricista residencial peça a troca do disjuntor, visto que uma das grandes causas é que os fios não estão ligados de maneira correta no disjuntor, assim danificando o mesmo.
Caixas versáteis
Funcionam como um quadro único de disjuntor, por isso garantem a proteção dos sistemas individuais dos aparelhos. A instalação das caixas é realizada com sobreposição na parede próxima ao aparelho elétrico.
Quer mais eletricista residencial?