Qual é a diferença entre disjuntores DIN e NEMA?

Instalação e Manutenção Elétrica

Qual é a diferença entre disjuntores DIN e NEMA?

 

O disjuntor é um dispositivo imprescindível nas instalações elétricas, e se destina à proteção das instalações, funcionando como um identificador de sobrecargas e curto-circuitos elétricos.

 

Quando identifica aumento de corrente que ultrapasse o suportado pelo circuito, o disjuntor desarma para evitar situações como: choques elétricos, curtos circuitos e incêndios.

 

Os disjuntores DIN e NEMA são disjuntores utilizados em sistema de baixa tensão, os dois são os mais conhecidos e também os mais utilizados por profissionais.

 

Os dois tipos de disjuntores atendem às normas técnicas internacionais, em termos de aparência, a diferença entre o disjuntor DIN e o disjuntor NEMA está na cor e modelo.

 

O disjuntor DIN é encontrado na cor branca (padrão europeu), enquanto o disjuntor NEMA é comercializado na cor preta (padrão americano), mas as diferenças não terminam aí.

 

Se você quer saber mais sobre os disjuntores DIN e NEMA, continue com a gente para acompanhar as dicas e informações que preparamos para você nos seguintes tópicos:

 

  • Disjuntor DIN e NEMA – principais diferenças

  • Disjuntores NEMA

  • Disjuntores DIN

  • Qual é o mais seguro na instalação elétrica: DIN ou NEMA?

 

Disjuntor DIN e NEMA – principais diferenças

 

Material de composição – Em termos de material que compõe os disjuntores, o disjuntor DIN é fabricado com poliéster e o disjuntor NEMA é feito de resina sintética que oferece resistência ao calor.

 

Capacidade de interrupção – O dispositivo DIN é mais rápido quando o assunto é capacidade de interrupção da corrente elétrica.

 

Disparo magnético – O disparo magnético do dispositivo DIN é independente, e o disparo pode acontecer de duas maneiras, uma contra sobrecarga elétrica por um elemento bimetálico e outra por bobina contra curto-circuito.

 

O disparo magnético do disjuntor NEMA não é bobinado, o disparo é sensível, e a destrava depende do tamanho da carga da corrente, já a proteção é realizada através de um item bimetal.

 

Contatos – Os contatos do disjuntor DIN possuem revestimento de prata, característica que possibilita maior resistência, enquanto os contatos do disjuntor NEMA são de material sintetizado.

 

Disjuntores NEMA

 

O dispositivo NEMA é o disjuntor preto de padrão americano, a fabricação do NEMA está de acordo com a National Electrical Manufacturers Association, no Brasil é comercializado de acordo com a norma RTQ da portaria 243 do INMETRO.

 

A sua cor preta é resultado do material utilizado na fabricação do invólucro, o baquelite, que é uma resina sintética muito resistente ao calor.

 

Os disjuntores NEMA são frequentemente encontrados em instalações mais antigas, mas também são encontradas em instalações atuais.

 

A fixação dos cabos no disjuntor NEMA é feita através de bornes e parafusos que fazem os condutores se soltarem com o passar do tempo.

 

Disjuntores DIN

 

Disjuntores Din
Disjuntores Din

O exterior do disjuntor DIN é fabricado com poliéster ou ureia formaldeído, de tamanho pouco menor que o disjuntor NEMA, o disjuntor DIN economiza espaço no interior do quadro de distribuição.

 

Em relação a fixação, o dispositivo DIN, os cabos são fixados com abraçadeiras com ranhuras, algo que evita que os cabos se desconectem.

 

Em comparação aos disjuntores NEMA, o DIN é mais moderno, por isso atende construções mais exigentes e mais modernas e com maior capacidade de interrupção de corrente.

 

Qual é o mais seguro na instalação elétrica: DIN ou NEMA?

 

Como vimos anteriormente, o disjuntor NEMA foi muito utilizado no passado, sendo possível ver disjuntores NEMA em muitas construções mais antigas.

 

Entretanto, atualmente, o disjuntor DIN é mais utilizado, pelas características que mostramos, é possível perceber que o DIN é mais adequado às normas técnicas brasileiras, além de oferecer mais vantagens em termos de segurança.

 

Além dos vários aspectos mencionados quando fazemos a comparação entre os disjuntores DIN e NEMA, certamente o tempo de resposta do disjuntor DIN é um aspecto que faz dele um disjuntor mais eficiente e seguro em comparação ao NEMA. Quer Saber Mais Sobre Disjuntores?

Eletricista Santo Andre
ELETRICISTA EM SANTO ANDRÉ

Eletricista Santo André

Procurando Eletricista em Santo André Quando surgem problemas elétricos, independente do problema, seja ele um fio derretido ou uma lâmpada piscando por mau contato, é

Leia mais »
Eletricista no Ipiranga SP
ELETRICISTA EM SÃO PAULO

Eletricista no Ipiranga

Procurando Eletricista no Ipiranga Quando surgem problemas elétricos, independente do problema, seja ele um fio derretido ou uma lâmpada piscando por mau contato, é sempre

Leia mais »
Eletricista Vila Clementino
ELETRICISTA EM SÃO PAULO

Eletricista na Vila Clementino

Procurando Eletricista na Vila Clementino Quando surgem problemas elétricos, independente do problema, seja ele um fio derretido ou uma lâmpada piscando por mau contato, é

Leia mais »
Eletricista Vila Madalena
ELETRICISTA EM SÃO PAULO

Eletricista na Vila Madalena

Procurando Eletricista na Vila Madalena Quando surgem problemas elétricos, independente do problema, seja ele um fio derretido ou uma lâmpada piscando por mau contato, é

Leia mais »
Eletricista na Vila Mariana, SP
ELETRICISTA EM SÃO PAULO

Eletricista na Vila Mariana

Procurando Eletricista na Vila Marina? Quando surgem problemas elétricos, independente do problema, seja ele um fio derretido ou uma lâmpada piscando por mau contato, é

Leia mais »

Todos os direitos reservados: Adriano Eletricista

error: O conteúdo está protegido !!