Aprenda tudo sobre manutenção elétrica: o que é manutenção elétrica?
A manutenção elétrica é algo indispensável para a saúde da instalação elétrica no geral, a energia elétrica está presente na nossa vida, no nosso dia a dia. Costumamos ignorar sinais claros de manutenção elétrica e sempre a deixamos para depois.
Muitas pessoas não sabem dá valor a este assunto, mesmo ele sendo de extremamente de grande importância para garantir o perfeito funcionamento da rede elétrica instalada.
Sendo assim, para entender a importância da manutenção elétrica possui, é fundamental conhecer mais sobre como ela funciona e quais as suas variações em cada categoria de manutenção elétrica.
Dessa forma, é possível investir em técnica correta, que possa atender melhor às necessidades em cada instalação elétrica.
Pensando assim, nós disponibilizamos um conteúdo completo sobre manutenção elétrica, com informação relevante para você que precisa saber como realizar uma vistoria técnica e eficiente e evitar problemas com sua instalação elétrica, seja ela qual for.
Qual importância da manutenção elétrica
Muitas pessoas não leva a serio a importância da manutenção elétrica na nossa rotina diária, e não dá a atenção necessária para a manutenção elétrica.
É preciso, adotar prática periódica influencia diretamente na segurança e no funcionamento da rede elétrica nos circuitos que compõem a eletricidade.
Seja uma residência, comércio, empresa, ou uma indústria. As instalações elétricas estão por todo lugar, e são fundamentais para todo o ser humano.
E assim, realizar uma manutenção constante garante a segurança dessa rede elétrica, evitando possíveis contratempos ou problemas mais graves com os componentes elétricos.
Entretanto, um funcionamento eficiente da energia elétrica também significa menos gastos de energia. É comum que problemas na instalação elétrica proporcionem aumento nas contas de energia, afinal, ela não está funcionando corretamente.
Além de garantir a segurança de todas as pessoas, a manutenção elétrica também poderá fazer com que você economize no futuro, seja em gastos de energia ou na redução de problemas mais comuns.
Também, a manutenção elétrica não se define apenas a grandes vistorias elétricas. Ela também engloba a verificação de pequenos componentes elétricos, como:
- Painéis elétricos;
- Quadros elétrico;
- Disjuntores elétricos;
- Tomadas elétricas;
- Interruptores elétricos;
- Lâmpadas elétricas;
- Fiações elétricas.
Veja todos os componentes que formam uma rede elétrica, seja elétrica grande ou pequena.
Caso um desses componentes elétricos estejam com mal funcionamento, é a manutenção elétrica que se torna fundamental para identificar e corrigir a falha elétrica e evitar que ela afete os demais circuitos elétricos.
Acompanhe a importância da manutenção elétrica em todas as áreas, surgiram diferentes tipos de manutenção elétrica, de modo que possa ampliar com eficiência a necessidade de cada equipamento elétrico.
Quais os tipos de manutenção elétrica
Antes de realizar a contratação de um eletricista profissional para a manutenção elétrica, é fundamental avaliar qual o tipo de procedimento que melhor atende às necessidades de cada local.
Veja, e confira alguns tipos de manutenção elétrica que existem no mercado nos dias hoje, e como elas podem proporcionar uma solução eficiente e completa para cada caso:
Saiba sobre manutenção elétrica preventiva
Veja que a manutenção elétrica preventiva é o tipo ideal, uma vez que é capaz de encontrar possíveis defeitos e problemas antes que ela provoque danos irreversíveis aos componentes elétricos.
No caso, o profissional verifica o funcionamento de todos os equipamentos instalados, mesmo que não apresentem nenhum tipo de falha elétrica visível.
Também é comum observar componente como estado dos fios e dos painéis e quadros elétricos, garantindo que não estejam em mau estado.
A manutenção elétrica preventiva, o eletricista profissional poderá encontrar o problema elétrico antes que ele se apresente, indicando a melhor solução para evitar que a situação se torne mais grave.
Exemplo: com a troca dos componentes que poderá provocar um possível problema elétrico.
Entretanto, mesmo que sejam encontrados defeitos da rede elétrica, eles são mais simples e de resolver, uma vez que não evoluíram para um problema mais grave.
Dessa forma, além de prevenir problemas elétricos mais sérios, a manutenção elétrica preventiva também possui um gasto inferior aos demais tipos de manutenção elétrica, uma vez que a prática evita perdas consideráveis, e não necessita de muito orçamento elétrico para substituir eventuais como disjuntor, barramentos, fios e muito mais.
Saiba sobre manutenção elétrica corretiva
Enquanto isso, a manutenção elétrica corretiva é o tipo mais comum entre as demais categorias de manutenção elétrica, e é acionada quando a instalação elétrica já está com um problema elétrico evidente e precisa de reparos rapidamente.
Sendo Assim, essa categoria de serviço elétrico é mais urgente, utilizado para reparar os componentes elétricos quando existe um risco iminente para a segurança das pessoas que estão na imóvel.
Assim, a manutenção elétrica corretiva se divide em duas possíveis situações.
A primeira ocorre quando uma equipe de manutenção identifica o problema elétrico quando ele aparece, e aciona os técnicos, já indicando o problema ou equipamento específico que possui problema elétrico.
No caso, os profissionais da manutenção elétrica já possuem todas as informações necessárias para corrigir o problema elétrico.
Em outro momento, a segunda situação ocorre quando não se sabe, ao certo, onde está o problema elétrico.
Porque ele pode se manifestar em diferentes maneiras, afetando outros locais. Por exemplo, mesmo que o problema elétrico não esteja necessariamente no equipamento elétrico.
Dessa forma, é preciso contratar técnicos especializados em eletricidade que deverão realizar uma inspeção mais completa nas instalações elétricas, para localizar o problema ou defeito e fazer os reparos elétricos da maneira correta.
Assim, a manutenção elétrica corretiva se torna uma alternativa que proporciona mais gastos, além da urgência de reparação elétrica.
Saiba sobre manutenção elétrica industrial
Veja os diversos tipos de manutenção elétrica, é importante destacar a manutenção elétrica industrial, aonde vem crescendo nos dias de hoje.
Ao contrário das categorias preventiva e corretiva, por exemplo, não se trata de uma prática para reparar defeito elétrico, mas uma atividade que compõem todos os setores.
Praticamente, a manutenção elétrica industrial é responsável pelo bom funcionamento da rede de elétrica dentro de uma organização.
No caso, ela é voltada especialmente para o setor elétrico industrial, de modo que necessita de profissionais e equipamentos especializados para suas funções. Inclusive, essa categoria exige que os técnicos eletricistas responsáveis pelo setor de instalação e manutenção elétrica sejam licenciados para domínio de toda NR-10.
Tudo isso garante que os técnicos eletricistas possuam o conhecimento adequado específico para acompanhar e inspecionar o funcionamento geral da rede elétrica de uma indústria.
Assim, a manutenção elétrica industrial englobam ambas as categorias preventiva e preditiva. Ou seja, seu monitoramento acompanha o funcionamento dos equipamentos elétricos, e realizam reparos elétricos preventivos para evitar possíveis problemas elétricos maiores.
Veja os setores industriais que são monitorados pela equipe da manutenção elétrica industrial incluem:
- Quadros elétrico;
- Peines de comandos elétricos;
- Maquinários elétricos;
- Sistema hidráulico;
- Geradores;
- Sistema de iluminação;
- Transformadores;
- Equipamentos de emergência.
Para ampliar todas essas áreas de maneira satisfatória, essa manutenção elétrica utilizam ferramentas mais elaboradas, como geradores de imagens térmicas.
Na verdade essa, não é uma categoria indicada para todos os setores, mas é de extrema importância para as indústrias.
Saiba sobre manutenção elétrica predial
A manutenção elétrica predial se refere a reparos elétricos preventivos e corretivos realizados em prédios. Isso inclui, principalmente:
- Condomínios;
- Residências;
- Comércio em geral;
- Indústrias em geral;
Como a manutenção elétrica industrial foca nessa área, a elétrica predial também tem um foco mais especializado em prédios no geral.
Os técnicos também devem possuir conhecimentos mais específicos na área da eletricidade, para atenderem os serviços de maneira efetiva.
Acompanhe as atividades que compreendem essa manutenção elétrica são:
- Vistorias em instalações elétricas;
- Vistorias em instalações hidráulicas;
- Inspeção de sistemas de segurança;
- Monitoramento de elementos como instalações de gás e ar condicionado.
Então, a manutenção elétrica predial também complementam as categorias preventivas e corretivas, atuando em união para garantir a segurança elétrica em prédios e instalações elétricas no geral.
Quer Saber Mais Sobre Manutenção Elétrica?