MANUTENÇÃO DE TORNEIRAS ELÉTRICAS

Instalação e Manutenção Elétrica

Manutenção de torneiras elétricas

 

A manutenção de torneiras elétricas é um procedimento importante para manter o seu bom funcionamento, é uma forma de reparar falhas antes que se tornem problemas.

 

Imagine faltar água quente na torneira elétrica em pleno inverno, seria horrível, melhor nem imaginar. Por isso, antes que aconteça, chame um eletricista e faça uma manutenção preventiva.

 

Mas, sejamos realistas, nem sempre dá tempo de fazer manutenção preventiva, porque os problemas começam a aparecer, como o disjuntor que desarma constantemente.

 

Nesse caso um eletricista deve ser chamado rapidamente para verificar a causa do desarme, problemas elétricos não podem ser ignorados em nenhuma hipótese.

 

Torneiras elétricas são dispositivos de alto consumo, possuem tanta potência quanto o chuveiro elétrico, além disso, são dispositivos elétricos que entram em contato direto com água, o que exige cuidado redobrado.

 

Durante manutenções de torneiras elétricas, é comum que eletricistas encontrem problemas que se agravaram com o tempo e que tiveram sua origem numa instalação mal feita.

 

Nós não recomendamos em hipótese alguma a instalação de torneiras elétricas por pessoas que não possuem qualificação profissional, é perigoso para você e para os outros.

 

Nesta postagem, falaremos sobre alguns pontos interessantes, como: manutenção de torneiras elétricas, quando chamar um eletricista para realizar manutenção, e também reunimos alguns modelos de torneiras de quatro marcas bastante conhecidas no mercado.

 

Se você já tem uma torneira elétrica e não está satisfeito, esse texto também é para você, falaremos um pouco sobre cada torneira, pode ser que você encontre uma que seja sua cara.

 

Quando chamar um eletricista para realizar manutenção de torneira elétrica?

 

Se você chegou até aqui, é porque tem dúvidas sobre quando chamar um eletricista para realizar manutenção ou reparo de torneira elétrica, sabemos que é uma dúvida comum, você deve chamar um eletricista quando percebe que algo não está funcionando como deveria.

 

Chamar um eletricista no momento certo pode evitar acidentes, porque quando o assunto é eletricidade, não existem problemas pequenos, mas sim problemas elétricos.

 

Por vezes, o problema pode estar em um fio mal conectado ou fiação inadequada, as duas situações podem gerar aumento na conta de luz provocado por desperdício de energia, superaquecimento dos fios, curto circuito e incêndios.

 

Instalações elétricas feitas por pessoas sem qualificação profissional são extremamente perigosas, porque a possibilidade do trabalho ser mal feito é muito grande.

 

Verdade seja dita, quem compra uma torneira elétrica, é porque deseja ter um dispositivo elétrico que seja um aliado na rotina doméstica, que proporcione conforto e praticidade na hora de lavar a louça.

 

Não adianta nada ter uma torneira elétrica que não pode ser utilizada sem que o disjuntor desarme ou o fio aqueça, provocando choque elétrico.

 

Não deixe de chamar um eletricista em qualquer dos casos mencionados, a manutenção elétrica é indispensável não só para o funcionamento adequado de aparelhos, mas principalmente para a segurança dos moradores.

 

Depois de realizada a manutenção elétrica, às vezes é necessário trocar a torneira elétrica, no caso de haver algum tipo de inadequação identificada pelo eletricista.

 

É sempre bom pedir a opinião do eletricista que irá realizar a instalação, se tiver oportunidade, converse com ele sobre modelos e marcas que possam atender seu gosto e sua carteira.

 

Manutenção de torneiras elétricas – Modelos

 

Nós sabemos como é difícil escolher a torneira elétrica ideal, principalmente para quem já usou um modelo e agora pretende substituí-lo.

 

Pensando nisso, escolhemos modelos de quatro marcas de torneiras elétricas e suas características principais. Usamos como critério de seleção as marcas mais vendidas do mercado, são elas:

 

  • Lorenzetti
  • Hydra
  • Fame
  • Zagonel

 

Manutenção de torneiras elétricas Lorenzetti

 

As torneiras elétricas Lorenzetti são muito vendidas, porque oferecem custo-benefício, nenhum dos seus modelos é compacto, contudo, oferecem qualidade Lorenzetti.

 

Alguns modelos oferecem facilidade na troca de resistência, entretanto, nós aconselhamos que esse tipo de manutenção seja feita por um eletricista profissional.

 

Torneira Maxi Ultra

 

A torneira Maxi Ultra Lorenzetti é um modelo simples, que lembra um chuveiro elétrico, é vendida nas tensões 127v (4600w) e 220v (5500w), para 127v a fiação recomendada pela Lorenzetti é de 6mm² para disjuntor 40A. Para tensão de 220v, fiação de 4mm e disjuntor de 32A. Quando a torneira elétrica Maxi Ultra deixa de aquecer a água, é o momento de realizar a manutenção para que o problema seja devidamente identificado.

 

Torneira Clean

 

A torneira Clean possui bica móvel com arejador, possui as mesmas especificações que a torneira Maxi Ultra e é vendida nas tensões 127v e 220v. A troca de resistência dessa torneira não é simples, deve ser feita por um eletricista, isso porque, além da técnica correta para realizar a abertura do dispositivo sem danificá-lo, durante a manutenção o eletricista pode identificar outros problemas, como folgas de parafuso, a borracha que precisa ser removida para realizar a troca da resistência, precisa ser recolocada de maneira correta, há detalhes que para uma pessoa sem conhecimento elétrico passa despercebido enquanto que para o profissional são procedimentos que já está acostumado a fazer sem erros.

 

Torneira Versátil

 

A torneira versátil da Lorenzetti possui design moderno com bica alta e móvel, é vendida em duas tensões, sendo a de 127v encontrada em potências diferentes: 127v (4500w), 127v (5500w). A torneira Versátil da Lorenzetti tal como outros dispositivos elétricos precisa passar por manutenção quando começa a dar sinais de falha, como aquecimento excessivo ou falta de aquecimento.

 

Para a instalação dessas torneiras, devem ser utilizados, respectivamente, fiação de 6mm² e disjuntor de 40A e fiação de 10mm² e disjuntor de 50A.

 

Para a instalação da torneira versátil de 220v (5500w), a fiação elétrica deve ser de 4mm² com disjuntor de 32A.

 

Manutenção de torneiras elétricas Hydra

 

A Hydra é inovadora nos seus designs e oferece modelos bonitos e compactos, há opções para 127v e 220v, os modelos apresentam design moderno e cores variadas.

 

Quem já tem um modelo da marca Hydra em casa, mas não sabe como a instalação foi feita, é hora de chamar um eletricista para realizar a manutenção e garantir água quente para os dias frios.

 

Slim 4T – Multitemperaturas (parede e bancada)

 

O modelo Slim 4T da Hydra é compacto e elegante, é vendido em cores variadas, com tensão nominal de 127v e 220v, ambos com 500w de potência.

 

De acordo com as especificações do fabricante, para as torneiras com tensão de 127v, a fiação deve ser de no mínimo 10mm² com disjuntor de 50A.

 

Para as torneiras de 220v, a fiação mínima é de 4mm² e disjuntor de 32A.

 

A inadequação da fiação elétrica pode ocasionar problemas no dispositivo e na rede elétrica, é importante que um eletricista efetue manutenção para verificar fiação, disjuntor e conexões.

 

 

 

Hydralar 4T – Multitemperaturas

 

O segundo modelo da Hydra é o Hydralar 4T, possui design básico e discreto, promete durabilidade e eficiência.

 

É possível encontrar essa torneira com tensão de 127v e 220v, ambas com 5500w de potência. Sendo a fiação mínima de 10mm² para 127v e disjuntor de 50A. Para tensão de 220v, a fiação deve ser de 4mm² e disjuntor de 32A.

 

As torneiras Hydra são compatíveis com DR – Diferencial Residencial, quando fizer troca de torneira elétrica ou realizar manutenção, sugerimos a instalação da torneira a um DR para evitar fuga de rede e aumentar a vida útil da torneira.

 

Torneira Elétrica Hydra – Lumen

 

Pode ser encontrada nas tensões 127v e 220v, com 5500w de

potência. A fiação mínima para 127v é de 10mm², disjuntor de 50A. Para torneira com tensão de 220v, a fiação deve ser de 4mm² e disjuntor de 32A.

 

A manutenção da torneira elétrica não se limita apenas à troca de resistência, podem acontecer outras situações envolvendo o mau funcionamento da torneira, a verificação das causas, deve ser realizada por um eletricista.

 

Torneira Elétrica Hydra Puravitta

 

Assim como os outros modelos da marca, a torneira Puravitta também é encontrada nas duas tensões: 127v e 220v, a potência é de 5500w.

Para 127v, a fiação mínima é de 10mm² e disjuntor 50A, enquanto que para a 220v, a fiação mínima é de 4mm² e disjuntor de 32A.

 

A Puravitta é um modelo eletrônico que possui purificador de água, é uma boa opção para quem quer mais que uma torneira elétrica.

 

É prudente que um eletricista faça a manutenção da torneira elétrica para evitar possíveis danos à fiação, por isso, ao menos sinal de falha, chame um eletricista.

 

Manutenção de torneiras elétricas FAME

 

A FAME é uma marca com pouca variedade de modelos, porém, os poucos modelos disponíveis são bastante versáteis com capacidade de atender diferentes gostos.

 

A manutenção nas torneiras elétricas da FAME em nada se difere das torneiras das outras marcas, um eletricista deve avaliar a situação, se o problema for na rede elétrica, será resolvido.

 

Mas se o problema estiver associado ao dispositivo, a troca de resistência provavelmente fará a torneira voltar a funcionar, se mesmo depois disso continuar sem ligar, o eletricista certamente irá indicar a assistência técnica da marca.

 

Torneira Elétrica Bica Alta e Móvel

 

Oferece praticidade e fácil utilização para o dia a dia, com tensão de 127v (4800w) e 220v (5400w). Para tensão de 127v, a orientação da marca é que seja utilizada fiação de 6mm² e disjuntor de 40A para a instalação. Para tensão de 220v, a fiação recomendada é de 4mm² e disjuntor de 32A.

 

A utilização de disjuntor ou fiação incompatível, gera problemas na rede elétrica e na torneira, contrate um eletricista para fazer a manutenção e reparar os danos.

 

Torneira Elétrica Bica Reta

 

A torneira Elétrica Bica Reta da FAME é comercializada nas tensões: 127v (4800w) e 220v (5400w). A fiação mínima para 127v é de 6mm² e disjuntor 40A, para torneiras de 220v, a fiação mínima é de 4mm² e disjuntor 32A  

 

Independente da tensão, a torneira elétrica Bica Reta da FAME precisa ser instalada por um eletricista profissional, caso a instalação tenha sido realizada por um “faz tudo” e começar a apresentar mau funcionamento, faça a manutenção com um eletricista profissional.

 

Torneira Elétrica Elegante 4T (parede e bancada)

 

A torneira Elétrica Elegante 4T, é de fato, elegante! Apresenta design compacto e prático. Vendida em duas tensões diferentes, 127v (4800w) e 220v (5400w). A fiação recomendada pelo fabricante é de 6mm² para 127v e disjuntor de 40A.

 

Para torneira com tensão de 220v, a recomendação do fabricante é que o disjuntor seja de 32A e fiação de 4mm².

 

As torneiras possuem essas especificações na embalagem, entretanto, algumas pessoas optam por realizar a instalação sem observar a recomendação do fabricante, a curto ou médio prazo a torneira irá apresentar problemas.

 

Quando surgem problemas, o melhor é recorrer à manutenção como forma de reparar problemas elétricos que podem aumentar com o tempo de utilização da torneira.

 

Manutenção de torneiras Zagonel

 

As torneiras Zagonel estão ganhando o mercado com seus modelos inovadores e tecnológicos, além de oferecer ao consumidor torneiras compactas, modernas e sofisticadas.

 

O modelo de torneira elétrica Zagonel Prime Touch, é primeira torneira com tecnologia touch da marca.

 

Quem pensa em substituir a torneira antiga, a Zagonel possui modelos que prometem agradar, a manutenção desse tipo de torneira, embora pareça tecnológica demais não deve assustar na hora da compra.

 

Quando chegar o momento da manutenção de alguma torneira Zagonel, chame apenas eletricistas qualificados, profissionais que saibam atender esse tipo de serviço.

 

Até porque, se o problema não for relacionado à instalação elétrica ou resistência, mas sim à torneira elétrica exclusivamente, então a demanda é da assistência técnica da Zagonel.

 

As torneiras: Zagonel Prime Touch, Zagonel Pratica Touch e Zagonel Luna possuem as mesmas especificações, todas são vendidas nas tensões 127v e 220v (5500w) e para as torneiras de 127v a Zagonel orienta que seja usado fiação de 10mm² e disjuntor de 50A, enquanto que para as torneiras de 220v deve ser utilizado fiação mínima de 4mm² e disjuntor de 32A.

 

As torneiras elétricas Zagonel são compatíveis com DR, caso a torneira não tenha sido instalada ao DR no momento da instalação, a manutenção é um bom momento para o eletricista realizar a ligação ao DR para garantir a segurança da rede elétrica e proteger os moradores contra choques elétricos.

 

Zagonel Prima Touch

 

Zagonel Prima Touch é indicada por muitos consumidores como uma das melhores do mercado.

 

 

 

Zagonel Pratica Touch

 

A torneira Prática Touch da Zagonel também possui tecnologia touch e indicador de temperatura em LED, tal como a Prime Touch também apresenta visual moderno e sofisticado.

 

Zagonel Luna

 

A torneira Luna possui um design arrojado, inspirado na lua, a mudança de temperatura é baseada nas quatro estações. Além de ser compacta, apresenta praticidade no manuseio,bica giratória, e arejador com sistema anti-respingo.

 

Zagonel Agile

 

Agile é o modelo econômico da Zagonel, design básico e simples com três temperaturas.

 

As torneiras Zagonel Agile de 127v possuem 4500w de potência, sendo recomendação da fabricante que a instalação seja realizada com fiação mínima de 6mm² e disjuntor de 40A.

 

As torneiras Zagonel Agile de 220v também possuem 4500w de potência, e para sua instalação o mínimo de fiação recomendável é de 4mm² e disjuntor de 32A.

 

Com tantos modelos será mais fácil escolher o que se adapta melhor às suas necessidades, mas antes de decidir, chame um eletricista para verificar a instalação elétrica.

 

Se o motivo da substituição da torneira for algum problema que você não sabe o que é, também é essencial que um eletricista realize uma manutenção elétrica e reparos se for o caso, com tudo dentro da norma será mais fácil tirar proveito da torneira elétrica

 

Sempre contrate profissionais qualificados e experientes para cuidar das suas instalações elétricas, seja para instalação ou manutenção, não pense em economizar quando o assunto é segurança, contrate um eletricista. Quer saber mais sobre manutenção de chuveiro elétrico?

 

 

Todos os direitos reservados: Adriano Eletricista

error: Content is protected !!