Luzes piscando: Por que a luz da casa fica piscando?
Todos sabem que luzes piscando não é algo agradável, mas afinal, por que a luz da casa fica piscando?
Luzes piscando podem ser sinal de problema elétrico, e como qualquer problema elétrico, não deve ser ignorado, é situação que deve ser tratada por um eletricista.
Luzes que estão funcionando perfeitamente devem se manter estáveis durante o tempo que estiverem ligadas.
Existem algumas causas comuns para que a luz da casa fique piscando:
Lâmpada mal apertada – A causa mais provável pode ser lâmpada frouxa, sem o aperto necessário para funcionar de maneira correta.
Interruptor com defeito – Interruptores com defeito ou mau contato podem gerar instabilidade e fazer com que luzes pisquem.
Plugue de luz com defeito – O plugue de luz com defeito pode fazer com que as luzes pisquem, é um tipo de problema que deve ser avaliado por um eletricista qualificado.
Queda de tensão – Quando ao ligar a lâmpada, é puxado maior quantidade de corrente provocando queda de tensão. Esse tipo de problema elétrico oferece riscos para a fiação e curtos circuitos.
Problema com a lâmpada: O que fazer?
Às vezes o problema pode estar apenas em uma lâmpada, ela pode ficar piscando em função de um desgaste natural provocado pelo tempo de uso, causando afrouxamento e perda de conexão entre o soquete e a lâmpada.
Nesse tipo de situação, basta apertar a lâmpada no soquete para solucionar o problema, caso o problema continue depois do aperto, a substituição da lâmpada pode ser a solução.
Contudo, independente do problema, o ideal é chamar um eletricista para analisar e resolver o problema, mesmo que seja relacionado a lâmpada.
Para ter certeza que o problema é algo fácil de resolver, chame um eletricista para realizar uma manutenção elétrica, chame Adriano Eletricista.
Luzes piscando – tipos de lâmpadas
Alguns tipos de lâmpadas possuem características específicas quando o assunto é luzes piscando, como é o caso das lâmpadas LED e as lâmpadas fluorescentes.
A lâmpada LED costuma piscar quando é utilizada com interruptor dimmer, isso acontece porque esse tipo de interruptor não funciona muito bem com lâmpadas LED de baixa tensão, porque são fabricadas para instalações elétricas de carga maior.
Quem tem lâmpada fluorescente em casa há muito tempo já deve saber que é normal que pisquem quando estão ligadas ou quando está frio, em situações como essas, não há problema, é algo que acontece a esse tipo de lâmpada, a priori não há razão para preocupação nessas situações.
Soquete de fixação e interruptor de luz
O soquete de fixação é onde a lâmpada se encaixa, e como já vimos, se estiver frouxa, pode fazer com que a luz pisque.
O interruptor é o dispositivo que liga e desliga a lâmpada ao ser acionado, liberando ou bloqueando a passagem de energia.
Quando a luz apresenta instabilidade piscando sempre que é ligada, pode também ser por problemas no soquete de fixação ou no interruptor de luz ou na conexão entre o soquete, a lâmpada e o interruptor.
É possível verificar se o problema está no soquete se ao apertar a lâmpada o problema acabar.
Já com o interruptor, ao mexer no botão, é possível verificar se a lâmpada se mantém ou fica piscando, dessa forma dá para saber se o problema está associado ao interruptor ou ao soquete.
Para esse tipo de avaliação, contrate um eletricista, evite o risco de choque elétrico ao mexer com eletricidade, chame Adriano Eletricista para resolver seus problemas elétricos.
Luzes piscando – sobrecarga do circuito
Luzes piscando quando aparelhos elétricos são ligados é algo bastante comum em residências, isso acontece devido à sobrecarga de circuito.
A sobrecarga de circuito acontece porque existem muitos aparelhos elétricos ligados ao circuito elétrico, ou seja, quando ligados ao mesmo tempo as luzes piscam indicando que o circuito elétrico não suporta tanta corrente.
Entretanto, se a luz pisca de maneira breve quando um aparelho elétrico é ligado, não há motivo para preocupação, é normal que aconteça cintilação da luz quando aparelhos que consomem mais energia são ligados, trata-se de uma queda de tensão que faz com que as luzes pisquem.
Só existe de fato um problema quando as luzes piscam sem parar, nesse caso é necessário chamar um eletricista para descobrir se o problema está no aparelho que provoca a cintilação ou se trata-se de sobrecarga no circuito.
Não dá para detectar o problema elétrico sem a análise de um eletricista profissional, por isso, ao notar esse tipo de situação, chame um eletricista para verificar e tratar o problema.
Existe um problema chamado flutuação de tensão, quando acontece as luzes piscam, é possível saber se o problema é flutuação de tensão, quando:
● As lâmpadas queimam com muita frequência
● As luzes continuam a piscar mesmo depois de desligar o aparelho elétrico que provocou a cintilação
● Ocorre falha de luz inesperada
● Luzes tendem a piscar de maneira contínua quando um aparelho de grande potência é ligado
Além dessas situações descritas acima, fios mal conectados também podem fazer com que luzes pisquem, e quando existe esse tipo de problema, o perigo de um curto-circuito e incêndios é muito grande.
Por isso, é importante realizar manutenção elétrica periodicamente a fim de evitar problemas com a fiação, entre em contato com Adriano Eletricista e faça um orçamento..
Existem situações caracterizadas como flutuações pequenas e são tidas como normais, contudo, um eletricista deve ser chamado em qualquer caso, porque somente um eletricista profissional possui conhecimento necessário para identificar problemas elétricos.
É importante notar que nesse texto, falamos sobre alguns problemas que podem acontecer tendo como consequência luzes piscando, mas existem muitos outros que não foram mencionados e que são perigosos e devem ser identificados por um eletricista.
Não espere que o pior aconteça, fique atento aos sinais, luzes piscando podem ser sinal de problemas elétricos graves, não coloque sua vida em risco, chame um eletricista, faça um orçamento com Adriano Eletricista.