
Acordo com uma pesquisa, a maioria das pessoas acredita que, ao ligar o chuveiro, a luz do banheiro se acende automaticamente. No entanto, isso não é o que realmente acontece. Se o chuveiro estiver conectado à mesma fase que a luz do banheiro, não haverá problema. Mas, se o chuveiro estiver conectado à fase oposta da luz do banheiro, ocorrerá uma sobrecarga e o disjuntor será acionado.
Isso acontece porque, quando ligamos o chuveiro, a corrente elétrica que passa pelo circuito é interrompida. Como a corrente é interrompida, o magneticamente atraído pelo imã do chuveiro, que está conectado à fase oposta, é repelido. A repulsão do campo magnético causa uma sobrecarga no circuito, o que faz com que o disjuntor seja acionado.
Por que isso acontece?
Isso ocorre porque o circuito elétrico que liga o chuveiro ao banheiro está invertido. Ao ligar o chuveiro, a corrente elétrica que passa pelo circuito é interrompida. A interrupção da corrente elétrica faz com que o campo magnético que está atraído pelo ímã do chuveiro seja repelido. A repulsão do campo magnético causa uma sobrecarga no circuito, o que faz com que o disjuntor seja acionado.
Como evitar essa situação?
Para evitar esse problema, basta ligar o chuveiro na fase correta. Se o chuveiro estiver conectado à fase correta, a corrente elétrica não será interrompida e, consequentemente, não haverá sobrecarga no circuito.
E se o chuveiro estiver conectado à fase oposta?
Nesse caso, o disjuntor será acionado e a luz do banheiro se apagará. Se isso acontecer, basta desligar o chuveiro e ligá-lo novamente na fase correta.
Desligue o chuveiro e ligue-o novamente
Se o chuveiro estiver conectado à fase oposta, o disjuntor será acionado. Para evitar isso, basta desligar o chuveiro e ligá-lo novamente na fase correta.
E se a luz do banheiro se apagar?
Se a luz do banheiro se apagar, basta desligar o chuveiro e ligá-lo novamente na fase correta. Se isso não funcionar, verifique se o disjuntor está funcionando corretamente.



