INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE QUADRO ELÉTRICO

Instalação e Manutenção Elétrica

Instalação e manutenção de quadro elétrico

 

A instalação e manutenção de quadro elétrico são procedimentos de extrema importância para o funcionamento ideal da rede elétrica com um todo.

 

O funcionamento ideal da instalação elétrica está associado ao quadro elétrico porque é no seu interior que estão reunidos o quadro de distribuição, conexões elétricas, fiação e todos os dispositivos de proteção responsáveis pela distribuição de energia.

 

Neste artigo iremos abordar:

 

  • Individualização de circuitos
  • DR – Diferencial Residual
  • Disjuntores
  • Adequação de quadro elétrico
  • Manutenção de quadro elétrico

 

A instalação de quadro elétrico (QDC – Quadro de Distribuição de Circuitos), tal como outras instalações elétricas devem seguir a norma NBR 5410 de instalação elétrica de baixa tensão.

 

A realização da instalação do quadro elétrico deve ser feita de maneira criteriosa, vale ressaltar que a luz elétrica fornecida pela empresa de distribuição de energia antes de chegar aos aparelhos elétricos, passa antes pelo quadro elétrico.

 

É no quadro elétrico que ocorre a distribuição elétrica, funcionando como ponto de partida para o fornecimento de energia dividido em circuitos.

 

Por isso é essencial individualizar os circuitos, até o medidor a responsabilidade é da empresa de distribuição de energia, a partir do quadro elétrico cabe ao proprietário a instalação e manutenção do QDC.

 

Todas as instalações elétricas de casas e apartamentos devem ser divididas em circuitos elétricos separados. Uma distribuição de energia mal realizada pode causar curtos-circuitos e incêndios.

 

Individualizar os circuitos consiste em dividir as cargas por circuitos separados a fim de evitar queda de tensão e sobrecarga elétrica.

 

Todas as instalações devem ter quadro elétrico, os circuitos e dispositivos de proteção devem ser identificados no seu interior, por exemplo: circuito para tomadas, circuito para iluminação, etc.

A identificação dos circuitos é uma forma de proteger o profissional no momento que precisar efetuar manutenção, instalação ou reparo no quadro elétrico.

 

A individualização dos circuitos diminui as consequências no caso de falha elétrica, limitando os danos apenas ao circuito com defeito.

 

Entre os dispositivos de proteção (disjuntores) contidos no quadro elétrico, o DR (Diferencial Residual) é um dispositivo que não pode faltar, deve ser devidamente dimensionado e instalado, de acordo com a norma NBR-5410.

 

DR – Diferencial Residual

 

De acordo com a norma NBR 5410 da ABNT, o Diferencial Residual é obrigatório em instalações elétricas, embora ainda existam muitas instalações que não possuem DR, o que é um erro perigoso.

 

O DR tem como função, proteger pessoas contra choques elétricos e ajuda na economia, porque se trata de um dispositivo que identifica fuga de corrente.

 

A prevenção de choques elétricos acontece quando o DR detecta problemas no circuito elétrico e desarma, evitando acidentes.

 

O choque pode acontecer de maneira direta quando uma pessoa entra em contato com um fio desencapado ou quando uma criança enfia o dedo ou algo metálico na tomada.

 

O choque de maneira indireta ocorre, por exemplo, quando há fuga de corrente em algum eletrodoméstico ligado à corrente. Nos dois casos o DR desarma indicando que existe algo de anormal acontecendo na rede elétrica.

 

Disjuntores

 

O disjuntor é um dispositivo que tem como função proteger instalações elétricas de sobrecargas e curto circuitos, dessa forma, protege também os aparelhos elétricos ligados à corrente elétrica.

 

Dentro do quadro elétrico, os disjuntores devem ser dimensionados de maneira correta para cada circuito elétrico, com amperagem correta e fiação compatível.

 

Dessa forma, deverá haver um disjuntor específico para chuveiro elétrico, para torneira elétrica, tomadas comuns, tomadas específicas, iluminação, etc.

 

Os disjuntores só oferecem proteção se instalados corretamente, atendendo a norma e as especificações próprias da instalação. Esse tipo de instalação elétrica deve ser feita apenas por profissionais qualificados e experientes.

 

Adequação de quadro elétrico

 

O quadro de luz pode ser de embutir ou sobrepor, depende da instalação, o tamanho do quadro elétrico deve ser escolhido de maneira que comporte os circuitos, o tamanho deve ser adequado.

 

O ideal é realizar o levantamento das cargas a fim de conhecer a real necessidade do projeto, e o tamanho correto para a quantidade de disjuntores.

 

Para alguns tipos de instalação, um quadro de 12 chaves comporta a quantidade de circuitos, contudo, para quem prefere deixar espaço para eventuais instalações elétricas, o quadro de 24 disjuntores é uma boa opção.

 

A adequação do quadro elétrico é essencial para o bom funcionamento elétrico da casa ou apartamento, a divisão da instalação deve ser feita de acordo com a norma 5410.

 

Seguir a norma é a maneira correta de evitar problemas relacionados a mau dimensionamento, queda de energia recorrente, curto-circuito e incêndios.

 

Manutenção de quadro elétrico

 

A manutenção do quadro elétrico é de primordial importância, dada a importância do quadro elétrico, de tempos em tempos é essencial que um eletricista profissional realize manutenção do quadro elétrico e seus componentes.

 

A manutenção ajuda a prevenir problemas e serve para corrigir irregularidades já presentes no quadro elétrico através de reparos ou substituições.

 

Manutenções realizadas em quadros elétricos devem seguir as normas NBR 5459 e NBR 5410. A primeira é sobre manobra e preparação de circuitos, enquanto a segunda fixa as condições para instalações elétricas de baixa tensão.

 

A manutenção de quadro elétrico, tal como a instalação deve ser feita apenas por profissionais qualificados e experientes que conheçam as normas e trabalhem em consonância com elas.

 

Durante a manutenção, o eletricista realiza alguns serviços como: Vistoria de conexões, reapertos, medição de temperatura, análise dos valores de distribuição energética, limpeza e organização.

 

Com o tempo, é normal que a carga elétrica deixe os parafusos e outros componentes com folga, quando isso acontece gera um desperdício de energia e aumento na conta de luz.

 

Um dos aspectos positivos da manutenção, é assegurar o bom funcionamento geral do quadro elétrico, ainda que o problema seja apenas parafusos com folga, o reaperto de parafusos e outros componentes manutenção de quadro elétrico são uma maneira de gerar economia.

 

Além da economia, o reaperto de parafusos e outros componentes previne o risco de incêndios, que podem ocorrer se algum parafuso com folga se soltar totalmente.

 

A manutenção do quadro elétrico exige conhecimento e deve ser realizada somente por profissionais capacitados e experientes, Adriano Eletricista é especializado em manutenção e possui experiência.

 

Não espere a conta aumentar ou outros problemas relacionados a quadro elétrico, faça manutenções periódicas e evite acidentes. Quer saber mais sobre instalação e manutenção de quadro elétrico?

Todos os direitos reservados: Adriano Eletricista

error: Content is protected !!