INSTALAÇÃO DE TORNEIRAS ELÉTRICAS

Instalação e Manutenção Elétrica

Instalação de torneiras elétricas

 

A instalação de torneiras elétricas, são uma ótima opção para locais de temperatura mais baixa ou para os dias de frios de inverno, afinal, é muito desconfortável lavar louça com água fria quando a temperatura está abaixo dos 20 graus.

 

Além de permitir que a lavagem das louças fique mais confortável graças à temperatura, a água quente auxilia na extração de resíduos mais resistentes, como gordura, o que resulta em economia de tempo e detergente.

 

Antes de comprar a sua torneira elétrica, não se esqueça de verificar a tensão do aparelho para não comprar com tensão diferente da utilizada na residência.

 

Para realizar a instalação contrate um profissional, é essencial que a instalação seja feita por um eletricista certificado que tenha experiência.

 

A instalação de torneira elétrica não é simples, qualquer erro durante a instalação pode ter consequências graves.

 

Basta imaginar que a torneira elétrica possui o sistema de aquecimento bastante parecido ao do chuveiro, portanto, é um aquecedor de água ligado à rede elétrica, a água passa pela resistência e é aquecida, ou seja, temos um componente elétrico em contato com a água, necessita por isso de cuidados redobrados.

 

Ao invés de fazermos um passo a passo de como instalar uma torneira elétrica, preferimos, criar conteúdo com informações pertinentes para quem pensa em comprar uma torneira elétrica.

 

Neste post, iremos falar sobre o que é necessário para instalação de torneira elétrica, e também sobre modelos de torneiras de quatro marcas diferentes.

 

Antes de comprar sua torneira, leia isso.

 

O que é necessário para fazer instalação de torneira elétrica?

 

A torneira elétrica não é como um aparelho elétrico que você simplesmente liga a uma tomada, é algo que você precisa ter em conta antes de adquirir sua torneira elétrica.

 

Para a instalação, é necessário seguir a norma NBR 5410, por se tratar de um aparelho elétrico que trabalha em contato direto com a água, é indispensável fazer o aterramento elétrico do cabo de proteção para evitar acidentes em caso de falha da rede elétrica.

 

A torneira elétrica é um dispositivo de grande potência, tal como o chuveiro, necessita de um circuito elétrico individual, com fiação e disjuntor, compatível à potência e à tensão.

 

Verifique se há uma tomada próxima a pia e se a tensão da tomada é a mesma do dispositivo para realizar a instalação da torneira à rede elétrica.

 

A conexão da torneira deve ser feita com conectores de cerâmica porque permitem a dissipação do calor, evitando o superaquecimento das conexões e o derretimento dos fios.

 

Fizemos uma seleção das torneiras elétricas mais usadas, separamos alguns modelos das quatro marcas mais vendidas:

 

  • Hydra
  • Fame
  • Lorenzetti
  • Zagonel

 

Torneiras Elétricas Hydra

 

Da marca Hydra, há opções para 127v e 220v, os modelos apresentam design moderno e cores variadas.

 

Slim 4T – Multitemperaturas (parede e bancada)

 

O modelo Slim 4T da Hydra é compacto e elegante com variedade de cores, com tensão nominal de 127v e 220v, ambos com 5500w de potência.

 

De acordo com as especificações do fabricante, para as torneiras com tensão de 127v, a fiação deve ser de no mínimo 10mm² com disjuntor de 50A.

 

Para as torneiras de 220v, a fiação mínima é de 4mm² e disjuntor de 32A.

 

Hydralar 4T – Multitemperaturas

 

O segundo modelo da Hydra é o Hydralar 4T, possui design básico e discreto, promete durabilidade e eficiência.

 

É possível encontrar essa torneira com tensão de 127v e 220v, ambas com 5500w de potência. Sendo a fiação mínima de 10mm² para 127v e disjuntor de 50A. Para tensão de 220v, a fiação deve ser de 4mm² e disjuntor de 32A.

 

Torneira Elétrica Hydra – Lumen

 

Pode ser encontrada nas tensões 127v e 220v, com 5500w de

potência. A fiação mínima para 127v é de 10mm², disjuntor de 50A. Para torneira com tensão de 220v, a fiação deve ser de 4mm² e disjuntor de 32A.

 

Torneira Elétrica Hydra Puravitta

 

Assim como os outros modelos da marca, a torneira Puravitta também é encontrada nas duas tensões: 127v e 220v, a potência é de 5500w.

Para 127v, a fiação mínima é de 10mm² e disjuntor 50A, enquanto que para a 220v, a fiação mínima é de 4mm² e disjuntor de 32A.

 

Torneiras Elétricas FAME

 

Torneira Elétrica Bica Alta e Móvel

 

Oferece praticidade e fácil utilização para o dia a dia, com tensão de 127v (4800w) e 220v (5400w). Para tensão de 127v, a orientação da marca é que seja utilizada fiação de 6mm² e disjuntor de 40A para a instalação. Para tensão de 220v, a fiação recomendada é de 4mm² e disjuntor de 32A.

 

Torneira Elétrica Bica Reta

 

A torneira Elétrica Bica Reta da FAME é comercializada nas tensões: 127v (4800w) e 220v (5400w). A fiação mínima para 127v é de 6mm² e disjuntor 40A, para torneiras de 220v, a fiação mínima é de 4mm² e disjuntor 32A  

 

Torneira Elétrica Elegante 4T (parede e bancada)

 

A torneira Elétrica Elegante 4T, é de fato, elegante! Apresenta design compacto e prático. Vendida em duas tensões diferentes, 127v (4800w) e 220v (5400w). A fiação recomendada pelo fabricante é de 6mm² para 127v e disjuntos de 40A.

 

Para torneira com tensão de 220v, a recomendação do fabricante é que o disjuntor seja de 32A e fiação de 4mm².

 

 

Torneiras Elétricas Lorenzetti

 

As torneiras elétricas Lorenzetti são muito vendidas, porque oferecem custo-benefício, nenhum dos seus modelos é compacto, contudo, oferecem qualidade Lorenzetti.

 

Torneira Maxi Ultra

 

A torneira Maxi Ultra Lorenzetti é um modelo simples, que lembra um chuveiro elétrico, é vendida nas tensões 127v (4600w) e 220v (5500w), para 127v a fiação recomendada pela Lorenzetti é de 6mm² para disjuntor 40A. Para tensão de 220v, fiação de 4mm e disjuntor de 32A.

 

Torneira Clean

 

A torneira Clean possui bica móvel com arejador, possui as mesmas especificações que a torneira Maxi Ultra e é vendida nas tensões 127v e 220v.

 

Torneira Versátil

 

A torneira versátil da Lorenzetti possui design moderno com bica alta e móvel, é vendida em duas tensões, sendo a de 127v encontrada em potências diferentes: 127v (4500w), 127v (5500w).

 

Para a instalação dessas torneiras, devem ser utilizados, respectivamente, fiação de 6mm² e disjuntor de 40A e fiação de 10mm² e disjuntor de 50A.

 

Para a instalação da torneira versátil de 220v (5500w), a fiação elétrica deve ser de 4mm² com disjuntor de 32A.

 

Torneiras Zagonel

 

As torneiras Zagonel vem ganhando o mercado por apresentarem designs compactos e modernos, cheios de criatividade e sofisticação.

 

Dentre as queridinhas dos consumidores está a Zagonel Prime Touch, primeira torneira com tecnologia touch.

 

As torneiras: Zagonel Prime Touch, Zagonel Pratica Touch e Zagonel Luna possuem as mesmas especificações, todas são vendidas nas tensões 127v e 220v (5500w) e para as torneiras de 127v a Zagonel orienta que seja usado fiação de 10mm² e disjuntor de 50A, enquanto que para as torneiras de 220v deve ser utilizado fiação mínima de 4mm² e disjuntor de 32A.

 

Zagonel Prima Touch

 

Zagonel Prima Touch é indicada por muitos consumidores como uma das melhores do mercado.

 

Zagonel Pratica Touch

 

A torneira Prática Touch da Zagonel também possui tecnologia touch e indicador de temperatura em LED, tal como a Prime Touch também apresenta visual moderno e sofisticado.

 

Zagonel Luna

 

A torneira Luna possui um design arrojado, inspirado na lua, a mudança de temperatura é baseada nas quatro estações. Além de ser compacta, apresenta praticidade no manuseio, bica giratória, e arejador com sistema anti-respingo.

 

Zagonel Agile

 

Agile é o modelo econômico da Zagonel, design básico e simples com três temperaturas.

 

As torneiras Zagonel Agile de 127v possuem 4500w de potência, sendo recomendação da fabricante que a instalação seja realizada com fiação mínima de 6mm² e disjuntor de 40A.

 

As torneiras Zagonel Agile de 220v também possuem 4500w de potência, e para sua instalação o mínimo de fiação recomendável é de 4mm² e disjuntor de 32A.

 

Esperamos que essas dicas ajudem na hora da compra, outra dica, é sempre bom conversar com o eletricista que irá realizar a instalação antes de comprar.

 

É interessante analisar com um profissional se a torneira que você gostou apresenta vantagens como economia e durabilidade aliados a uma estética que combine com seu estilo e de sua cozinha.

 

Precisando de um profissional eletricista para instalar a sua torneira elétrica? Chame um especialista em instalação de torneira elétrica. O Adriano eletricista tem os melhores preços de instalação de torneiras. Quer saber mais sobre instalação de torneiras elétricas?

Todos os direitos reservados: Adriano Eletricista

error: Content is protected !!