INSTALAÇÃO DE CHUVEIRO ELÉTRICO

Instalação e Manutenção Elétrica

Instalação de chuveiro elétrico

 

A instalação de chuveiro elétrico é muito importante para o bom funcionamento do aparelho e para seu tempo de vida útil. Por isso, não adianta investir em um chuveiro elétrico incrível e ter uma instalação inadequada.

 

Este texto traz algumas dicas de como melhorar o desempenho do seu chuveiro, também traremos alguns aspectos importantes sobre fiação, fuga de corrente, a importância do DR e necessidade de uma instalação feita por um profissional.

 

Adriano Eletricista, especialista em manutenção elétrica, foi o responsável em trazer um apanhado de informações importantes sobre o assunto.

 

De acordo com o Adriano da empresa de eletricistas Adriano Eletricista, muitas pessoas não sabem resolver problemas elétricos relacionados à chuveiro, melhorando uma parte e piorando em outra.

 

Dessa forma, de maneira simplificada, o chuveiro funciona como um conjunto, mas afinal, porque um conjunto?

 

Em casas ou apartamentos, existe um medidor onde há um disjuntor próximo que envia eletricidade para o interior da sua casa, para uma casa simples, ou um apartamento simples é necessário que haja fiação de no mínimo 10 mm, de acordo com a norma.

 

Contudo, poucos lugares mantêm esse critério, a grande maioria das casas e apartamentos possui fiação de 6mm que sai do medidor do disjuntor que sai para o interior da casa ou apartamento.

 

A fiação de 6mm é menos para casa ou apartamento, só o chuveiro requer 6mm, por isso é necessário no mínimo fiação de 10 mm para casas e apartamentos, partindo do quadro elétrico.

 

Dentro do quadro elétrico das residências (casas e apartamentos) deve haver disjuntores modernos, e disjuntores exclusivos para o chuveiro. Para os outros circuitos de 220V também é necessário um disjuntor exclusivo.

 

O DR é outro dispositivo de segurança que, por norma, não pode faltar no quadro de distribuição, o DR (Diferencial Residual) é um dispositivo de segurança usado para proteger casas e apartamentos contra fuga de corrente.

 

A fuga de corrente acontece quando a eletricidade possui baixa isolação, ou isolação desgastada que se encosta em alguma parte, nesses casos há fuga de energia, e quando acontece essa fuga, pode haver um gasto excessivo de energia.

 

O DR protege também contra choque elétrico, se alguém tomar um choque em um acidente, o DR identifica e desarma imediatamente protegendo a vida de quem foi atingido pela descarga, o DR é um dispositivo de segurança indispensável em instalações elétricas.

 

Especificamente sobre o chuveiro, na parede onde fica o chuveiro, estão localizados os fios, conexões (bem feitas) com conector para chuveiro para evitar superaquecimento de circuito.

 

Outro aspecto importante é que, por mais que o chuveiro seja simples, opte por uma fiação de 6mm porque mesmo que seja necessário substituir o chuveiro por outro mais potente, a fiação já ficaria adequada.

 

É melhor ter uma estrutura preparada para um chuveiro mais potente do que ter uma instalação fraca, porque quando você troca o chuveiro nessas condições, acaba condenando ainda mais essa instalação elétrica que não é adequada.

 

Resumindo, a instalação elétrica é um conjunto, tudo deve funcionar bem, desde onde a eletricidade é recepcionada até chegar ao seu chuveiro.

 

Se algo estiver errado, o circuito do chuveiro vai começar a esquentar os fios, derreter e gerar um curto-circuito podendo queimar a resistência com frequência.

 

Uma informação importante, é preciso saber usar o chuveiro, nos dias frios, não se deve colocar o chuveiro na temperatura mais quente, por exemplo, o chuveiro Advanced da Lorenzetti, as temperaturas são: frio, morno, quente e super quente.

 

Se for esse tipo de chuveiro com quatro temperaturas, opte pela temperatura quente que é mais intermediária e diminua o fluxo de água do banho.

 

Embora pareça arriscado, é seguro fazer isso em chuveiros como o Advanced Lorenzetti eletrônico, de fato, os chuveiros mais simples da Lorenzetti precisam trabalhar com nível de água bem calibrado.

 

Adriano Eletricista recomenda o chuveiro Advanced Lorenzetti eletrônico porque utiliza esse modelo há mais de dez anos e pode falar com propriedade que é uma excelente escolha de chuveiro.

 

O chuveiro Advanced Lorenzetti não queima com facilidade, a resistência é duradoura, e não costuma dar problemas relacionados à resistência.

Mas, a instalação elétrica é muito importante para que o chuveiro funcione bem, se a instalação elétrica estiver defasada, é muito provável que dê problemas.

 

O modelo de chuveiro Advanced Lorenzetti possui diferentes potências, o que o Adriano utiliza possui 7500W de potência, é o de maior potência da do modelo, embora seja um aparelho de alto consumo, não queima fio, nem desarma disjuntor.

 

As dicas de Adriano Eletricista sobre o chuveiro Advanced Lorenzetti em particular, foram passadas porque é uma situação que ele conhece de um aparelho testado por mais de dez anos e que nunca desapontou, portanto, sabe que funciona.

 

Contudo, para ter uma instalação perfeita, chame um eletricista, faça um orçamento, um levantamento para deixar sua instalação perfeita para que você possa utilizar seu chuveiro de maneira satisfatória.

 

O chuveiro só funcionará bem por muito tempo se estiver aliado à uma instalação bem feita, isso não funciona apenas para chuveiro elétrico, a instalação elétrica deve funcionar bem para todos os equipamentos elétricos: torneira elétrica, aquecedor elétrico.

 

Todas as instalações elétricas devem estar em perfeitas condições para que você possa usufruir com qualidade todos os aparelhos elétricos da casa. Quer saber mais sobre chuveiro elétrico?

Todos os direitos reservados: Adriano Eletricista

error: Content is protected !!