Serviço Elétrico residencial?
Quando se fala em elétrico residencial, normalmente é para mencionar esquemas e projetos que são feitos para residências.
Então quando o assunto é elétrica, é comum que profissionais utilizem o esquema elétrico residencial como uma espécie de guia para a instalação elétrica.
Este conteúdo irá tratar de alguns aspectos relacionados ao esquema e ao projeto elétrico residencial, e suas diferenças. Continue a leitura e confira o que preparamos para você!
O que é esquema elétrico residencial?
De maneira simples, o esquema elétrico é a representação gráfica dos circuitos elétricos, é através dele que o profissional.
É através do esquema gráfico que o profissional consegue visualizar como deve ser executado o serviço de instalação, é também através do esquema elétrico residencial que o eletricista encontra falhas ou problemas relacionados aos circuitos.
O esquema elétrico é simplificado, geralmente feito pelo eletricista para que possa se organizar e conseguir visualizar os circuitos através de um esquema capaz de auxiliar seu trabalho no momento da execução.
O eletricista instalador residencial cuida do dimensionamento elétrico a partir do medidor de dentro da residência, portanto, ao pensarmos em um esquema elétrico residencial, devemos contar a partir do QDC.
Nesse caso, vamos imaginar um esquema elétrico residencial graficamente colocado da seguinte maneira: a energia que vem do QDC (Quadro de Distribuição de Circuitos) e é dividido pelos circuitos, como por exemplo:
- Circuito de tomadas
- Circuito de iluminação
- Circuito para chuveiro
- Circuito para ar condicionado
A partir do QDC os circuitos devem ser divididos e dimensionados de acordo com a carga de cada um, ao dividir a carga elétrica por circuitos há uma diminuição do risco de falha elétrica na rede, dessa forma, caso ocorra algum problema, será sentido apenas no circuito elétrico que apresentar algum tipo de falha.
Além disso, a divisão por circuitos elétricos ajuda no momento em que é necessário realizar manutenção, facilitando o trabalho do eletricista na procura por falhas.
O que é projeto elétrico residencial?
O projeto elétrico residencial é parte essencial de uma obra, seja ela de construção ou reforma.
Diferente do esquema elétrico, o projeto elétrico não trata apenas da distribuição de circuitos a partir do QDC.
O projeto é uma espécie de documento que mostra graficamente a instalação elétrica de forma detalhada.
Quando falamos em detalhes da instalação elétrica, estamos falando de todos os pontos onde a energia elétrica é utilizada na casa, incluindo carga por circuito, carga total, comandos, divisão em circuitos, etc.
O projeto elétrico residencial define pontos de luz por cômodos e necessidade de tomadas para determinado número de aparelhos elétricos que serão utilizados na residência.
A importância do projeto está no planejamento correto feito por profissional especializado que garante a estabilidade da rede elétrica, contudo, o projeto elétrico residencial precisa ser feito de maneira adequada, caso contrário poderá prejudicar o funcionamento da rede elétrica.
A falta de um planejamento adequado oferece riscos, um projeto desorganizado não traz benefícios à rede elétrica e pode causar inúmeros problemas.
No entanto, um projeto elétrico bem feito deve contemplar normas técnicas específicas ao projeto e que ofereça ambiente residencial funcional e segurança aos moradores.