Elétrica Predial e Residencial
Elétrica predial e residencial são dois tipos de instalação elétrica, cada uma é aplicada de acordo com o local e demanda específica.
O eletricista realiza os serviços elétricos de acordo com a necessidade do cliente ou projeto elétrico estabelecido.
Mas você deve estar se perguntando qual a diferença entre elétrica predial e elétrica residencial?
Quando o assunto é elétrica, cada componente ocupa um lugar determinado para assegurar o funcionamento correto da instalação, por exemplo, os métodos aplicados, materiais utilizados e as cargas elétricas são diferentes para cada projeto elétrico e há grandes diferenças quando comparamos uma construção como um prédio e outra como uma casa.
Interessante não é? Continue com a leitura para conferir o que preparamos nos seguintes tópicos:
- Elétrica predial
- Elétrica residencial
Elétrica predial
Projetos elétricos prediais mudam de acordo com as características de cada construção e o que irá se juntar à parte elétrica, se pensarmos em um prédio composto por apartamentos, existem muitos fatores que devem ser considerados na elétrica predial.
Um prédio de apartamentos pode englobar vários sistemas elétricos como: iluminação, elevadores, instalações de emergência e sistemas de segurança.
Além dos sistemas elétricos mencionados, a instalação de elétrica predial precisa considerar o consumo de energia dos apartamentos de forma individual, ou seja, a parcela de energia consumida por cada apartamento.
De maneira simplificada, podemos dizer que os prédios são edificações maiores e por isso possuem instalações mais complexas, portanto, a realização do trabalho do eletricista é mais complicado e leva mais tempo a ser realizado.
Na verdade, a elétrica predial deve ser feita por uma empresa, dada a estrutura dos prédios, uma equipe de eletricistas é indispensável para agilizar o projeto elétrico e realizá-lo por etapas.
Se existe uma parte que pode ser considerada menos complexa para os eletricistas na elétrica predial, é a alimentação de energia que geralmente é trifásica, não sendo necessário um estudo mais aprofundado que leva mais tempo.
Elétrica residencial
Os projetos elétricos residenciais são menores, portanto, mais simples, contudo ao contrário dos prédios que geralmente só possuem uma alimentação de energia, a elétrica residencial pode ser mais complexa, porque as casas podem ser alimentadas de monofásica, bifásica ou trifásica.
A dificuldade que o eletricista pode encontrar diante dessa diversidade de alimentação de energia está no estudo e planejamento que a situação exige, o que leva tempo.
Mas se compararmos o tamanho do trabalho do eletricista em projetos residenciais, existe menos complexidade na execução desse tipo de projeto, ao contrário da elétrica predial, não é necessário uma equipe de eletricistas, sendo possível que um único eletricista consiga realizar a instalação.
Afinal, elétrica predial só requer a energia que alimentará a casa, o que torna o trabalho mais simples para o eletricista, porque a energia será dividida por alguns cômodos.
Independente do tipo de elétrica, seja ela predial ou residencial, é indispensável que o serviço seja realizado por um eletricista profissional.
Para serviços elétricos prediais e residenciais, contrate uma empresa com profissionais qualificados e boas referências, entre em contato com Adriano Eletricista e faça um orçamento.