DISJUNTORES BIPOLARES

Instalação e Manutenção Elétrica

Disjuntores bipolares

 

O disjuntor é um dispositivo elétrico que tem como função proteger a instalação elétrica contra sobrecargas, curtos-circuitos, queima de eletrodomésticos e incêndios.

 

Essa proteção acontece da seguinte maneira: quando a corrente elétrica ultrapassa a tensão suportada pelo disjuntor, ele secciona o circuito impedindo a passagem da corrente, evitando problemas.

 

Imagine uma residência sem esse dispositivo! Não dá para imaginar, não é?

 

O disjuntor é super importante nas instalações elétricas, existem vários tipos de disjuntores, o bipolar é um deles.

 

A função do disjuntor bipolar é a mesa dos outros disjuntores, a diferença

entre eles é que o disjuntor bipolar deve proteger sistemas bifásicos com tensão nominal de 220v.

 

O sistema bifásico é caracterizado pela existência de três condutores: dois condutores fase e um condutor neutro.

 

Contudo, para que o disjuntor funcione de maneira adequada, deve ter dimensionamento correto dos componentes.

 

Os disjuntores são específicos para cada tipo de circuito elétrico, portanto, há disjuntores bipolares que são mais utilizados em residências e comércios: 10A, 16A, 20A, 25A, 32A, 40A, 50A, 63A

 

Neste artigo veja algumas informações que ajudam na hora de entender para que serve cada disjuntor bipolar e dicas de onde usar, para isso abordaremos os seguintes tópicos:

 

  • Disjuntor bipolar de 10A
  • Disjuntor bipolar de 16A
  • Disjuntor bipolar de 20A
  • Disjuntor bipolar de 25A
  • Disjuntor bipolar de 32A
  • Disjuntor bipolar de 40A
  • Disjuntor bipolar de 50A
  • Disjuntor bipolar de 63A

 

Disjuntor bipolar de 10A

 

O disjuntor bipolar de 10A em imóveis com tensão nominal de 220v, é adequado para circuitos de iluminação residencial, e deve ser utilizado fiação mínima de 1,5 mm².

 

O disjuntor 220v de 10A também é utilizado para circuito de portões automáticos, porque não se deve colocar amperagem maior para proteger motor e circuito.

 

Disjuntor bipolar de 16A

 

Para circuitos elétricos de tensão nominal 220v, como aparelhos microondas e forno elétrico, normalmente é utilizado disjuntor bipolar de 16A, porque são aparelhos que puxam um pouco mais que 10A.

 

Disjuntor bipolar de 20A

 

O disjuntor bipolar de 20A é serve para aparelhos com maior potência, como: lava-louças, ar-condicionado e ducha higiênica (elétrica).

 

Disjuntor bipolar de 25A

 

Há aparelhos elétricos que embora, pertençam ao mesmo tipo, podem ter potência diferente, como o ar-condicionado, por isso, há aparelhos com maior potência que precisam de disjuntor, como o ar condicionado de 27.000 BTUs.

 

O ar condicionado de 27000 BTUs deve utilizar disjuntor de 25 A, assim como o aquecedor elétrico.

 

Disjuntor bipolar de 32A

 

Para aparelhos como chuveiro elétrico e torneira elétrica com potência entre 5500w de potência e 6800w, deve ser utilizado disjuntor bipolar de 32A compatível com o circuito elétrico, o cabo deve ser de 4mm².

 

  Disjuntor bipolar de 40A

 

Circuito elétrico de 40A com corrente nominal de 220v devem utilizar disjuntor bipolar de 40A que devem ser utilizados para proteger circuitos elétricos que possam apresentar picos de corrente ao ligar, como ar-condicionado e motores para bomba.

 

Disjuntor bipolar de 50A

 

O disjuntor bipolar de 50A é mais utilizado em entrada padrão de residências com tensão nominal de 220v.

 

Também é utilizado para máquinas de tensão nominal de 220v que requerem circuitos exclusivos de 50A com fio estruturado de 10mm².

 

Disjuntor bipolar de 63A

 

Dependendo da demanda elétrica de um imóvel com tensão nominal de 220v, um disjuntor bipolar 63A pode ser usado na entrada padrão.

 

Para circuitos Circuito 63A de tensão nominal de 220v, o disjuntor bipolar de 63A pode ser utilizado para máquinas industriais.

 

A utilização de disjuntores é de extrema importância para que a rede elétrica funcione de maneira correta, mas para isso, o disjuntor deve ser dimensionado de maneira correta.

 

Para qualquer tipo de instalação elétrica, chame um eletricista, é essencial que a um profissional qualificado realize instalações, manutenções e vistorias, em nenhuma hipótese uma pessoa sem qualificação deve ser solicitada para tratar dos problemas elétricos de residências.

 

Não hesite, nem espere acontecer, para solucionar seus problemas elétricos, instalação ou troca de disjuntor, chame Adriano Eletricista, uma empresa qualificada com profissionais experientes. Quer Saber Mais Sobre Disjuntores Bipolares? 

Todos os direitos reservados: Adriano Eletricista

error: Content is protected !!