Disjuntor geral desarmando sozinho: o que fazer?
Um dos grandes problemas de muitas residências é a frequência que o disjuntor geral desarma.
O disjuntor geral, é o disjuntor principal de uma casa, é um dispositivo de segurança, serve para proteger instalações elétricas, por isso, quando há sobrecarga de energia, o disjuntor desarma.
A vantagem do disjuntor é de desarmar o circuito, depois é só voltar a armar o disjuntor que a eletricidade volta a ser estabelecida, ao contrário do fusível que queimava quando havia sobrecarga, obrigando o morador a trocar de fusível.
Você deve estar se perguntando “mas afinal, por quê o disjuntor geral da minha casa desarma? O que posso fazer?”
A função do disjuntor geral é proteger os outros disjuntores da casa, ele desarma para evitar superaquecimento.
É muito comum que disjuntores desarmam em casas mais antigas, isso porque, no passado, não eram utilizados tantos eletrodomésticos em casa, logo, essas casas não estão projetadas para muitos aparelhos.
Mas esse problema não se restringe às casas mais antigas, algumas casas novas, são mal dimensionadas, por isso não conseguem suportar uma potência muito elevada.
Outra situação bastante habitual em muitas residências é o disjuntor desarmar quando liga o chuveiro, isso acontece geralmente porque o chuveiro tem maior potência, necessitando de um disjuntor com maior amperagem, aí não tem jeito, só trocando o chuveiro ou o disjuntor.
Ainda é possível que o disjuntor comece a desarmar sem motivo aparente, sem maiores usos de eletrodomésticos na casa, nesse caso, pode ser algum problema no disjuntor.
O problema que envolve o disjuntor também pode estar na fiação, ou pode estar em algum equipamento com defeito que faz com que haja fuga de energia, consequentemente, aquecimento, isso pode fazer o disjuntor desarmar várias vezes.
Essas são algumas das possíveis causas, mas qualquer razão que seja, o disjuntor desarmando é sinal de alerta, pode representar risco para os moradores e para o patrimônio.
Só um eletricista profissional poderá indicar com precisão qual é o problema, assim como, será ele a indicar e fazer os reparos necessários.
O que pode ser feito por você, caso o disjuntor desarme, por exemplo, quando utiliza muitos aparelhos eletrônicos de uma vez, é detectar qual dos aparelhos faz o disjuntor desarmar e evitar seu uso junto com outros aparelhos eletrônicos.
Disjuntor geral desarmando: Precauções para evitar
Existem algumas precauções que podem prevenir situações desagradáveis com o disjuntor geral.
Uma das melhores maneiras de prevenir situações desagradáveis, é a manutenção.
Efetuar manutenção de forma preventiva e com certa regularidade, garante o bom funcionamento do sistema elétrico, incluindo o bom funcionamento dos disjuntores.
Convém também, em casos de mudança de casa por exemplo, verificar antes se o circuito da casa aguenta a potência de seus aparelhos.
Pedir ao eletricista que faça a separação dos circuitos da instalação também é uma boa maneira de evitar sobrecargas, dessa forma os disjuntores protegem os circuitos de maneira mais eficiente.
Considerar a potência do circuito da sua casa ao comprar eletrodomésticos é uma forma de evitar que o disjuntor desarme, parece óbvio, mas muita gente comete esse erro, quando o ideal é que os aparelhos tenham a mesma potência do circuito.
Precauções são medidas preventivas, entretanto, no caso do disjuntor geral desarmar repetidas vezes, não convém ficar armando o disjuntor todas as vezes que ele desarma.
Lembre-se que qualquer situação que envolva eletricidade, há risco, não menospreze a situação.
Disjuntor desarmando é uma situação que requer atenção e cuidado, nenhum disjuntor desarma sem causa, pode ser um problema sério. Contrate um eletricista!