DISJUNTOR DESARMANDO

Instalação e Manutenção Elétrica

Disjuntor desarmando

Disjuntor desarmando
Disjuntor desarmando

Disjuntor é um dispositivo de segurança que protege os circuitos elétricos ao desarmar em situações de sobrecarga elétrica, ao interromper a corrente elétrica, impede o superaquecimento dos fios e evita acidentes como curtos-circuitos e incêndios.

 

Disjuntor desarmando é sinal de que está acontecendo algo de errado na rede elétrica, e a causa mais comum associada ao desarme é a sobrecarga do circuito.

 

A sobrecarga do circuito elétrico está em grande medida associada a quantidade de aparelhos elétricos utilizados hoje nas residências, sabemos que a quantidade de aparelhos utilizados hoje é muito maior do que há vinte anos.

 

Com o aumento dos aparelhos elétricos, algumas casas passaram a ter uma rede elétrica insuficiente, o que acaba gerando sobrecarga elétrica e desarme do disjuntor.

 

Contudo, esse não é um problema exclusivo dos imóveis antigos, existem apartamentos e casas mais novos com o mesmo tipo de problema, disjuntor desarmando.

 

Nos imóveis mais novos isso acontece por mal dimensionamento, o que acaba gerando o mesmo tipo de problema, incapacidade de oferecer a corrente demandada pelos aparelhos, sobrecarga e disjuntor desarmando.

 

Embora a sobrecarga seja uma das causas mais comuns para o desarme do disjuntor, existem outras causas associadas a esse problema que são rotineiras para os eletricistas.

 

Disjuntor desarmando – possíveis causas

 

Conexões mal feitas – Fios mal isolados ou um parafuso mal apertado podem fazer com que o disjuntor desarme, ainda que pareça algo pequeno, é uma razão para preocupação, porque as consequências podem ser graves.

 

Chuveiro elétrico – Quando um chuveiro é substituído por outro sem que seja considerado a amperagem do disjuntor, pode haver o risco do chuveiro adquirido ter potência maior a suportada pelo circuito, nesses casos, o disjuntor irá desarmar sempre que o chuveiro for ligado.

 

Prumada do prédio – Prédios mais antigos podem ter prumada inadequada, a prumada é um cabo que distribui energia para os apartamentos, pode acontecer de se tornar insuficiente para a demanda atual de consumo de energia dos moradores do prédio, causando desarme do disjuntor. Nesse caso particular, é uma situação relacionada não ao apartamento, mas ao prédio, cabendo ao proprietário ou administrador promover a adequação como medida de segurança e para evitar transtornos.

 

Todas as situações que envolvem disjuntor desarmando, precisam de atenção e reparo, contudo, esse tipo de serviço deve ser feito exclusivamente por eletricistas qualificados.

 

Disjuntor desarmando: como evitar?

 

Sendo o disjuntor um dispositivo de proteção utilizado para evitar acidentes e perdas materiais, não é simplesmente prendendo a chave do disjuntor com uma fita isolante, palito de dente e prego que o problema será solucionado, muito pelo contrário, nem queremos imaginar as graves consequências que esse ato irresponsável pode causar.

 

A questão é simples e complexa, se o disjuntor desarma quando algum problema é identificado na rede elétrica, o que se deve fazer é descobrir a causa do desarme.

 

A melhor maneira de descobrir as causas é contratar um eletricista profissional experiente capaz de realizar uma vistoria criteriosa para descobrir onde estão os problemas.

 

Adriano Eletricista é uma empresa experiente e confiável, consolidada com anos de atuação no mercado, se existe algum problema elétrico, essa é a melhor equipe de eletricistas para resolver seu problema elétrico. Quer saber mais sobre eletricista e disjuntores desarmando direto?

Todos os direitos reservados: Adriano Eletricista

error: Content is protected !!