Saiba sobre disjuntor bipolar 63A
Disjuntor bipolar 63A é um modelo de disjuntor que é utilizado em instalações bifásicas (com duas fases).
Mas afinal, para que servem os disjuntores?
Os disjuntores são dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito, portanto, o disjuntor bipolar 63A funciona como um equipamento de segurança que atua interrompendo a passagem de corrente elétrica em casos de sobrecarga e curto-circuito.
A utilização do disjuntor evita problemas como queima de aparelhos elétricos e incêndios.
De acordo com normas técnicas, os disjuntores possuem capacidade máxima que servem para interromper sobrecargas, por isso existem tipos diferentes de disjuntor,
como: monopolar, bipolar e tripolar.
A importância dos disjuntores nas instalações elétricas
Seja no uso do disjuntor bipolar 63A ou outro tipo, é de grande importância o uso de disjuntores nas instalações elétricas.
Como vimos, o disjuntor tem como função proteger a rede elétrica, mas não é só isso, em casos de manutenção elétrica, o disjuntor oferece praticidade ao serviço elétrico, de maneira que, basta desligar manualmente o dispositivo para interromper a corrente elétrica permitindo que o eletricista realize a manutenção.
Na realidade, dada a quantidade de aparelhos utilizados e os perigos que envolvem a eletricidade, é impensável instalações elétricas sem disjuntores, basta pensar nos riscos em relação a falhas em equipamentos, problemas na fiação elétrica, curtos-circuitos e incêndios.
Os disjuntores protegem os cabos contra problemas relacionados a curtos-circuitos e sobrecargas, torna possível o fluxo da corrente de modo ininterrupto e garante a segurança dos usuários e das instalações elétricas.
O serviço do eletricista e a escolha do disjuntor bipolar 63A
Para qualquer tipo de serviço elétrico, é absolutamente indispensável um profissional qualificado, apenas o eletricista deve realizar serviços elétricos.
No caso dos disjuntores, a escolha do disjuntor adequado depende de inúmeros fatores, como:
- Tipo de rede elétrica
- Equipamentos que serão utilizados na rede elétrica
- Cabos elétricos utilizados na instalação
Para determinar o disjuntor correto, o eletricista deve avaliar a situação para decidir qual dispositivo deve ser utilizado, porque existem tipos específicos de disjuntores que devem ser utilizados em cada instalação elétrica.
No caso dos disjuntores bipolar para tensão de 220v são frequentemente utilizados nas correntes: 10A, 16A, 20A, 25A, 32A, 40A, 50A, 63A, 70A, 80A e 100A entre outros amperes.
Além da amperagem, os disjuntores também são classificados em três tipos de curvas de desarme ou disparo, as curvas: B, C e D.
De acordo com as normas NBR 5410 e NBR 5459 da ABNT, os disjuntores de curva B devem ser utilizados em correntes de curto-circuito de até cinco vezes a corrente nominal, como cargas resistivas de pequena corrente de partida como lâmpadas fluorescentes, aquecedores e fornos elétricos.
Os disjuntores de curva C são indicados para atuar em curto-circuito de cinco a dez vezes o valor da corrente nominal, os disjuntores de curva C são recomendados para cargas de média corrente de partida como máquinas de lavar, iluminação e distribuição de tomadas.
Os disjuntores de curva D são utilizados para correntes de dez a vinte vezes o valor da corrente nominal. A indicação é que esse tipo de disjuntor seja usado para cargas com grande corrente de partida, como circuitos de distribuição com alimentadores de carga indutiva, como por exemplo, ar condicionado.