Disjuntor para torneira elétrica
No momento de adquirir uma torneira elétrica, muitas pessoas ficam com dúvida sobre a instalação, se é necessário a instalação de um disjuntor para torneira elétrica.
Sabendo que a torneira elétrica é um aparelho de alto consumo energético, quase como o chuveiro, por isso, a resposta é sim, é imprescindível o uso de disjuntor para torneira elétrica.
Se você pretende investir em uma torneira elétrica, continue com a gente e confira o que preparamos para você!
Neste texto iremos falar sobre disjuntor para torneira elétrica, a importância do uso desse dispositivo para a segurança da rede elétrica e por que a instalação deve ser feita por um eletricista.
Disjuntores para torneiras elétricas
Antes de comprar torneira elétrica você precisa saber se a tensão da corrente elétrica é de 127v ou 220v, existem torneiras nas duas tensões.
Fizemos a seleção de algumas torneiras elétricas 127V encontradas no mercado para ajudar no momento de escolher a potência.
É muito comum encontrar disjuntor para torneiras de 127v com 4500w, 4800w e 5500w de potência.
No caso das torneiras com 4500w e 4800w o disjuntor recomendado é o monopolar de 40A, e para equipamentos de 5500w de potência, o disjuntor apropriado é o monopolar de 50A.
E para quem pretende comprar torneira elétrica para tensão de 220v, nas potências 5500w e 6500w, as marcas fabricantes e os eletricistas recomendam disjuntores de 32A.
Para encontrar o disjuntor correto para o tipo de torneira, o eletricista deve realizar o dimensionamento do disjuntor, caso a embalagem não indique o disjuntor ou o cliente tenha descartado.
Por que usar disjuntor para circuito de torneira elétrica?
Ao pensar em uma torneira elétrica, há quem acredite que é algo simples como um aparelho elétrico que nós apenas devemos conectar o plugue à tomada. Bem, não funciona dessa maneira!
De acordo com a norma NBR 5410 da ABNT (Instalações Elétricas de Baixa Tensão), é recomendável que as instalações elétricas sejam divididas em vários circuitos, de acordo com a necessidade.
A norma é específica ao dizer que: “Todo ponto de utilização previsto para alimentar, de modo exclusivo ou virtualmente dedicado, equipamento com corrente nominal superior a 10A deve constituir um circuito independente.”
Por isso, aparelhos como a torneira elétrica cuja potência elétrica é superior a 1200w em 127v e 2200w em 220v, necessitam de um circuito próprio para o funcionamento adequado do aparelho e para a segurança dos usuários e do patrimônio.
Por que contratar um eletricista para instalação de torneira elétrica?
Quando o assunto é elétrica, é bom ter cuidado! Infelizmente, há no mercado um grande número de pessoas sem qualificação profissional que realizam “serviços elétricos”.
Contratar pessoas sem qualificação é um risco que não se deve correr, afinal, uma torneira instalada de maneira inadequada pode colocar os usuários em risco de choque elétrico, curto-circuito e incêndio.
Também não é difícil encontrar o usuário autodidata que compra uma torneira elétrica e tenta instalar sozinho sem ter a menor noção do que está fazendo, é um erro! Essa tentativa de fazer o serviço de um profissional pode danificar seriamente a rede elétrica..
Essas são algumas situações que acontecem diariamente e podem ter consequências graves e irremediáveis.
No momento de realizar a instalação de torneira elétrica, não dá para arriscar! Contrate apenas profissionais, um eletricista qualificado que atenda todos os requisitos básicos da profissão para assegurar um serviço de qualidade com a segurança que você merece.
Solicite um orçamento elétrico com Adriano Eletricista.