Disjuntor IDR – Interruptor Diferencial Residual – Dispositivo de Segurança.
Disjuntor IDR (Interruptor Diferencial Residual) é um dispositivo de segurança, sua função é interromper o circuito contra corrente de fuga.
Embora seja um dispositivo de segurança muito importante, o disjuntor IDR não realiza a função de proteger contra sobrecarga e curto circuito, por isso é necessário um disjuntor termomagnético antes dele para a proteção da rede elétrica.
Existem algumas questões a respeito do uso do IDR, neste artigo iremos abordar alguns aspectos com o objetivo de responder algumas perguntas sobre o Interruptor Diferencial Residual, confira os tópicos que serão abordados:
- Como funciona o IDR?
- Por que preciso instalar o IDR e o disjuntor?
- Funcionamento interno do IDR
Como funciona o IDR?
O IDR tem como função desligar o circuito automaticamente quando detecta uma corrente de fuga superior a 30mA.
O valor de 30mA é uma referência utilizada por ser a intensidade máxima suportada por seres humanos, portanto, o IDR 30mA serve para proteção de pessoas contra choques elétricos.
Mas além desse IDR, existem outros de valor superior a 30mA que são específicos para proteção de máquinas e equipamentos.
Estruturalmente, o IDR possui polos, são nesses polos que os cabos são conectados, existem diferentes modelos de IDR, portanto, o número de polos varia de acordo com o modelo.
Funcionamento interno do IDR
O IDR possui um núcleo toroidal onde os cabos são enrolados para que seja feito o monitoramento da corrente, para isso o eletricista conecta os cabos fase e neutro.
De maneira resumida, o IDR funciona comparando a corrente elétrica que sai com a corrente elétrica que retorna, nesse processo se a corrente de retorno for igual ou superior a 30mA, o IDR desarma.
Botão de teste – Todo IDR possui um botão de teste que deve ser utilizado para garantir que o dispositivo está funcionando corretamente, é uma maneira de assegurar que em casos de fuga de corrente irá desarmar.
O funcionamento do IDR na prática pode acontecer da seguinte forma: Vamos imaginar que uma pessoa se encostou em algum ponto energizado e foi submetida a um choque elétrico, no momento do choque parte da corrente elétrica irá para o corpo da pessoa ao invés de realizar o caminho correto, é nesse momento que o IDR irá identificar a falta de parte da corrente e irá desarmar o circuito o que resultará também na suspensão do choque elétrico que a pessoa está sofrendo.
Por que preciso instalar o IDR e o disjuntor?
Como vimos no início do texto, o Interruptor Diferencial Residual deve ser instalado em série com os disjuntores. Em situações em que apenas um IDR será utilizado, deve ser instalado após o disjuntor geral.
Como o Interruptor Diferencial Residual não tem função de disjuntor, por isso todo circuito protegido pelo IDR precisa de um disjuntor para a proteção do circuito.
Para o uso de IDR em cada circuito, além do principal, os IDRs devem ser instalados após cada disjuntor do circuito.
Como vimos ao longo do texto, o IDR é um dispositivo muito importante para a proteção de pessoas contra choques elétricos, mas como qualquer componente elétrico, a instalação exige cuidados e deve ser feita apenas por pessoas qualificadas.
Para instalação de IDR contrate um eletricista, entre em contato com Adriano Eletricista e faça um orçamento com quem garante o melhor serviço elétrico.