Procurando Serviço de Elétrica Predial?
A elétrica predial é o tipo de elétrica formulada para prédios e condomínios, por isso, os projetos prediais são específicos para esse segmento.
Os projetos elétricos prediais devem ser projetados de maneira a atender cada tipo de construção, por exemplo, a finalidade do prédio, se for um prédio com apartamentos habitacionais, a instalação elétrica deve ser feita observando as necessidades próprias de residências.
No caso de prédios comerciais, as instalações elétricas devem ser realizadas de acordo com o que é necessário para atender salas comerciais.
Há diferenças entre esses dois tipos de construção, apartamentos para moradores devem estar adequados ao que normalmente é utilizado no dia a dia de uma residência, enquanto que prédios comerciais precisam ter uma instalação elétrica específica para a utilização de um grande número de aparelhos.
A elétrica predial compreende várias fases, se você quer conhecer alguns deles, continue com a gente através da leitura dos seguintes tópicos:
- Elétrica predial – algumas diferenças entre prédios habitacionais e prédios comerciais
- Instalação elétrica predial
- Aspectos da instalação predial
- Eletricista predial
- Eletricista predial – serviços elétricos prediais
Elétrica predial – algumas diferenças entre prédios habitacionais e prédios comerciais
Podemos considerar que um prédio de apartamentos deve ser composto por inúmeros sistemas elétricos entre eles: elevadores, instalações de emergência, sistemas de segurança e iluminação.
Além desses sistemas elétricos que pertencem a área comum, a instalação elétrica predial deve incluir o consumo de energia consumida de forma individual por apartamentos.
A elétrica predial destinada a imóveis ou salas comerciais, não se difere muito da elétrica predial destinada a imóveis habitacionais no que se refere a instalações comuns como as mencionadas acima: elevadores, instalações de emergência, sistemas de segurança e iluminação, etc.
A instalação de tomadas adequadas para aparelhos específicos é algo importante que não pode faltar nas instalações para imóveis ou salas comerciais.
Embora haja semelhanças e diferenças entre essas instalações prediais, é importante destacar que por serem construções maiores, as instalações elétricas em prédios são mais complexas, e o trabalho do eletricista deve ser realizado de acordo com um projeto elétrico.
Existem empresas que trabalham exclusivamente como elétrica predial, é uma possibilidade interessante para quem pensa em realizar instalações elétricas prediais, porque uma equipe profissional experiente realiza projetos elétricos prediais seguindo etapas e por isso, realizam o serviço em menor tempo.
Instalação elétrica predial
A instalação elétrica predial deve ser feita por profissional qualificado, um eletricista predial.
Em hipótese alguma a instalação elétrica predial deve ser feita por pessoas sem qualificação profissional, é extremamente perigoso que pessoas como um “faz tudo” faça instalações elétricas, podendo haver graves consequências em função disso.
Isso porque, uma pessoa sem experiência profissional pode se equivocar em aspectos como a particularidade de cada item, como os fios e cabos e suas respectivas cores.
O objetivo das capas coloridas dos fios é identificar qual a função que cada um desempenha na instalação elétrica predial.
De acordo com a norma NBR 5410 os condutores utilizados em instalações prediais de baixa tensão possuem as seguintes cores:
- Condutor verde e amarelo – utilizado para TERRA ou PEN
- Condutor verde – é utilizado para TERRA
- Condutor branco, amarelo, vermelho ou preto são utilizados para fase
- Condutor azul é usado para neutro
Importante que o profissional saiba que não convém confiar exclusivamente nas cores dos condutores, porque em casos de instalações que não foram projetadas ou que não foram feitas de acordo com a norma.
Por isso é tão importante que um eletricista predial realize a instalação, reparo ou manutenção elétrica.
Aspectos da instalação predial
Para realizar instalações elétricas prediais, o eletricista predial precisa dividir a instalação em partes, começando pela infraestrutura que consiste em:
- Eletrodutos
- Caixa de medidores
- Caixa de passagem
- Bandejas elétricas
- Eletrocalhas
- Suportes
- Entre outros
Depois da parte da infraestrutura, vem a proteção e os medidores elétricos que é composta por medidores, relés, fusíveis e disjuntores que desempenham a função de proteger as instalações elétricas.
Cabeamento é a parte da instalação que é feita a passagem dos condutores que são utilizados para conectar a fonte e cargas elétricas que são utilizadas para conectar aparelhos elétricos.
A etapa de instalação dos controles é ativar e desativar cargas, consiste na instalação de interruptores, sensores e sistema para controle de bomba de piscina.
A instalação elétrica predial realizada de maneira correta por profissionais qualificados oferece benefícios como:
- Redução da conta de luz
- Dimensionamento preciso de pontos de tomada e iluminação
- Precisão no dimensionamento de disjuntores, conduítes e eletrodutos
Eletricista predial
O eletricista predial é o profissional com qualificação para atender instalações elétricas prediais.
A rotina do eletricista predial inclui serviços elétricos de instalação, manutenção e reparo.
Entre os serviços realizados pelo eletricista predial, estão:
- Instalação e manutenção de tomadas
- Instalação e manutenção de quadro elétrico e quadro de bombas
- Cabeamento elétrico
- Instalação de iluminação
Para realizar os serviços elétricos, o eletricista predial precisa conhecer e utilizar as normas regulamentadoras sobre instalações elétricas de baixa tensão que garantem a segurança das instalações e dos moradores.
Eletricista predial – serviços elétricos prediais
Serviços elétricos prediais devem ser realizados dentro de uma periodicidade para evitar problemas, por isso, serviços como troca de fiação predial devem ser feitos dentro de um prazo que o eletricista predial compreende como necessário para a troca.
A troca de fiação evita problemas graves nas instalações elétricas prediais, problemas muitas vezes relacionados a sobrecarga de rede e fiação antiga.
O serviço de troca de tomada em prédios e condomínios é função do eletricista predial.
O momento de realizar esse tipo de serviço pode ser identificado quando surgem problemas como:
- Tomada com manchas de queimado
- Mau contato
- Curto-circuito
- Choque elétrico
Esses são aspectos mais comuns para a troca de tomada, mas no caso de troca de rede elétrica no prédio ou condomínio também é necessário realizar a troca de tomadas.
Troca de iluminação predial é importante e deve ser feita diante de situações que comprometam a circulação segura dos moradores entre as áreas comuns do prédio ou condomínio.
Por vezes os moradores podem optar pela substituição da iluminação por outra de melhor qualidade, nesse caso o serviço também deve ser feito por um eletricista predial.