Qual é a diferença entre disjuntores DIN e NEMA?
O disjuntor é um dispositivo imprescindível nas instalações elétricas, e se destina à proteção das instalações, funcionando como um identificador de sobrecargas e curto-circuitos elétricos.
Quando identifica aumento de corrente que ultrapasse o suportado pelo circuito, o disjuntor desarma para evitar situações como: choques elétricos, curtos circuitos e incêndios.
Os disjuntores DIN e NEMA são disjuntores utilizados em sistema de baixa tensão, os dois são os mais conhecidos e também os mais utilizados por profissionais.
Os dois tipos de disjuntores atendem às normas técnicas internacionais, em termos de aparência, a diferença entre o disjuntor DIN e o disjuntor NEMA está na cor e modelo.
O disjuntor DIN é encontrado na cor branca (padrão europeu), enquanto o disjuntor NEMA é comercializado na cor preta (padrão americano), mas as diferenças não terminam aí.
Se você quer saber mais sobre os disjuntores DIN e NEMA, continue com a gente para acompanhar as dicas e informações que preparamos para você nos seguintes tópicos:
-
Disjuntor DIN e NEMA – principais diferenças
-
Disjuntores NEMA
-
Disjuntores DIN
-
Qual é o mais seguro na instalação elétrica: DIN ou NEMA?
Disjuntor DIN e NEMA – principais diferenças
Material de composição – Em termos de material que compõe os disjuntores, o disjuntor DIN é fabricado com poliéster e o disjuntor NEMA é feito de resina sintética que oferece resistência ao calor.
Capacidade de interrupção – O dispositivo DIN é mais rápido quando o assunto é capacidade de interrupção da corrente elétrica.
Disparo magnético – O disparo magnético do dispositivo DIN é independente, e o disparo pode acontecer de duas maneiras, uma contra sobrecarga elétrica por um elemento bimetálico e outra por bobina contra curto-circuito.
O disparo magnético do disjuntor NEMA não é bobinado, o disparo é sensível, e a destrava depende do tamanho da carga da corrente, já a proteção é realizada através de um item bimetal.
Contatos – Os contatos do disjuntor DIN possuem revestimento de prata, característica que possibilita maior resistência, enquanto os contatos do disjuntor NEMA são de material sintetizado.
Disjuntores NEMA
O dispositivo NEMA é o disjuntor preto de padrão americano, a fabricação do NEMA está de acordo com a National Electrical Manufacturers Association, no Brasil é comercializado de acordo com a norma RTQ da portaria 243 do INMETRO.
A sua cor preta é resultado do material utilizado na fabricação do invólucro, o baquelite, que é uma resina sintética muito resistente ao calor.
Os disjuntores NEMA são frequentemente encontrados em instalações mais antigas, mas também são encontradas em instalações atuais.
A fixação dos cabos no disjuntor NEMA é feita através de bornes e parafusos que fazem os condutores se soltarem com o passar do tempo.
Disjuntores DIN
O exterior do disjuntor DIN é fabricado com poliéster ou ureia formaldeído, de tamanho pouco menor que o disjuntor NEMA, o disjuntor DIN economiza espaço no interior do quadro de distribuição.
Em relação a fixação, o dispositivo DIN, os cabos são fixados com abraçadeiras com ranhuras, algo que evita que os cabos se desconectem.
Em comparação aos disjuntores NEMA, o DIN é mais moderno, por isso atende construções mais exigentes e mais modernas e com maior capacidade de interrupção de corrente.
Qual é o mais seguro na instalação elétrica: DIN ou NEMA?
Como vimos anteriormente, o disjuntor NEMA foi muito utilizado no passado, sendo possível ver disjuntores NEMA em muitas construções mais antigas.
Entretanto, atualmente, o disjuntor DIN é mais utilizado, pelas características que mostramos, é possível perceber que o DIN é mais adequado às normas técnicas brasileiras, além de oferecer mais vantagens em termos de segurança.
Além dos vários aspectos mencionados quando fazemos a comparação entre os disjuntores DIN e NEMA, certamente o tempo de resposta do disjuntor DIN é um aspecto que faz dele um disjuntor mais eficiente e seguro em comparação ao NEMA. Quer Saber Mais Sobre Disjuntores?