Reforma Elétrica – Saiba tudo sobre Reforma Elétrica.
A reforma elétrica é um procedimento de grande importância para manter o bom funcionamento da rede elétrica e dos aparelhos utilizados em casas e apartamentos.
É possível perceber que há necessidade de realizar reforma elétrica quando a rede elétrica começa a dar sinais de que há problemas.
Mas não se trata apenas de realizar reforma elétrica quando o problema já existe, em casas e apartamentos com componentes elétricos como tomadas e interruptores que já possuem muitos anos de uso, dez anos ou mais, é necessário substituir.
Os componentes elétricos que possuem muito tempo de uso devem ser trocados por componentes novos que se adequem a norma, como forma preventiva de evitar problemas elétricos.
Neste texto abordaremos os seguintes tópicos:
- Quando realizar reforma elétrica?
- Troca de fiação
- Troca de tomadas
- Troca de quadro elétrico
- Vantagens e benefícios da reforma elétrica
A reforma elétrica serve para substituir ou reparar elementos elétricos como fios, cabos, tomadas, interruptores, lâmpadas, quadro elétrico e outros itens que possam estar gastos ou com defeito.
Quando realizar reforma elétrica?
A reforma elétrica deve ser realizada quando o imóvel é antigo, quando há oscilação de energia, choques, fios em más condições gerais, disjuntores desarmando com frequência, cheiro a queimado, além de aquecimento de fios, interruptores e tomadas.
Imóveis que passam muitos anos sem manutenção preventiva e corretiva, provavelmente terão que passar por uma reforma após um eletricista profissional realizar uma vistoria.
Realizar a reforma elétrica é uma forma oportuna de adequar o sistema elétrico podendo efetuar melhorias em termos de iluminação, ao substituir lâmpadas antigas por lâmpadas de LED.
Reforma elétrica também é o momento de adequar os circuitos elétricos aos respectivos disjuntores de maneira correta, e também é um bom momento para corrigir problemas comuns em casas e apartamentos, a falta de tomadas.
Instalações elétricas bem dimensionadas são uma excelente forma de evitar problemas elétricos como curtos-circuitos e quedas de energia.
Troca de fiação – reforma elétrica
A troca de fiação elétrica deve ser realizada periodicamente, sem que para isso exista algum problema elétrico.
Contudo, quando a troca de fiação não é realizada dentro de uma periodicidade, é provável que comecem a aparecer problemas elétricos relacionados à fiação elétrica.
Os problemas de fiação podem aparecer de maneira evidente como: fios expostos ou descascados e tomadas penduradas, esses são alguns sinais. O melhor a fazer diante dessas situações é chamar um eletricista para verificar a situação da fiação elétrica.
Uma revisão elétrica realizada por um eletricista profissional irá apontar a real situação da fiação de uma casa ou apartamento, bem como a necessidade de troca.
Troca de tomadas – reforma elétrica
Residências com instalação elétrica mais antigas ainda possuem tomadas desatualizadas que precisam ser trocadas, a reforma elétrica deve contemplar esse tipo de substituição e adequação.
O Brasil possui um novo padrão de tomadas desde 2011, passando a ser o padrão oficial de tomadas no Brasil.
São dois tipos de tomadas, as de 10A e as de 20A, a diferença entre elas é notada no diâmetro, sendo mais grossa a tomada de 20A.
As tomadas novo padrão possuem outra diferença em relação às tomadas antigas, a padronização das tomadas tem como objetivo garantir a proteção e segurança das pessoas.
Havendo um padrão de tomadas, os plugues dos aparelhos elétricos são feitos para atender esse novo padrão, portanto, casas e apartamentos que ainda não possuem esse padrão utilizam benjamins e extensões, colocando em risco os moradores e o patrimônio.
Ao contrário das tomadas antigas, as de novo padrão possuem um design com proteção contra contato físico direto porque possuem contatos elétricos aprofundados.
Outra diferença importante nas tomadas do novo padrão é que as tomadas fixas devem ter obrigatoriamente o encaixe para o pino terra.
A instalação de tomadas novo padrão deve ser realizada dada sua obrigatoriedade prevista pela norma NBR 14136, mas além disso, é a maneira ideal de proteger as instalações elétricas e garantir a segurança dos moradores do imóvel.
Troca de quadro elétrico – reforma elétrica
O quadro elétrico é o ponto de partida da rede elétrica dentro de residências, é no interior do quadro que a energia elétrica é dividida por circuitos, também é no quadro elétrico que estão os cabos e dispositivos de segurança (disjuntores e DR).
Dada a extrema importância desse quadro que abriga tantos componentes essenciais para o funcionamento da rede elétrica de casas e apartamentos, ao realizar uma reforma elétrica, a troca de quadro elétrico deve ser considerada.
Mais do que ser considerada, é impensável efetuar uma reforma elétrica sem efetuar a troca do quadro elétrico e a adequação de um novo.
Existe ainda, outra razão para trocar de quadro elétrico, o tempo de uso. Quadro elétrico antigo tende a apresentar problemas que confundem os moradores, pode acontecer eventuais quedas de energia, por exemplo.
Pode acontecer de um cliente solicitar uma reforma elétrica a um eletricista sem sequer imaginar que o quadro elétrico está por um triz, à beira de um curto-circuito.
Nesse caso, sorte de quem solicita a reforma antes que aconteça o pior. Ninguém é obrigado a ter conhecimento elétrico, mas já vivemos com eletricidade há anos suficientes para saber quando algo relacionado a rede elétrica não está bem.
Nunca se deve negligenciar uma oscilação de energia que acontece com certa regularidade, ou quedas de energia, desarme de disjuntor, cheiro a queimado, fios derretidos, início de curto-circuitos em tomada.
Ao menor sinal de problema elétrico, não tente resolver sozinho, nem chame um conhecido, sentiu que algo está falhando, chame um eletricista, realize uma manutenção preventiva, e se for preciso, faça uma reforma elétrica.
Vantagens e benefícios da reforma elétrica
Existem muitas vantagens e benefícios na realização de uma reforma elétrica, a principal das vantagens é também um benefício, é a segurança.
A segurança deve ser o pilar da reforma elétrica, isso porque, ao substituir itens defeituosos, gastos, antigos ou com tempo de vida útil próximo do fim, é possível tornar o imóvel adequado, seguro e perfeitamente adaptado às necessidades dos moradores.
Embora muitas pessoas pensem que a reforma elétrica é um serviço elétrico caro que não vale a pena, estão totalmente errados, a reforma elétrica é um investimento com benefícios.
O que se gasta em reforma elétrica não é nada comparado a tranquilidade de uma rede elétrica bem dimensionada, funcionando de maneira correta.
Outro aspecto bastante relevante acerca da reforma elétrica é a economia, o bom funcionamento geral da rede elétrica promove economia na conta de luz.
Mas para que haja vantagens e benefícios na reforma elétrica, ela deve ser feita por um profissional ou empresa qualificada que tenha experiência e seja responsável por gerir situações de atraso da obra e pontualidade.
Adriano Eletricista é o profissional ideal para realizar a reforma elétrica da sua casa ou apartamento, respeitando as demandas do cliente e apresentando soluções inteligentes para o serviço elétrico. Quer saber mais sobre reforma elétrica?