Fuga de corrente: como identificar e eliminar esse problema passo a passo?
Fuga de corrente é um problema que nem sempre é fácil de detectar, as consequências de uma fuga de corrente incluem: risco de choque, queima de aparelhos elétricos e aumento na conta de luz.
A identificação da fuga de corrente deve ser feita por um eletricista especializado, esse tipo de serviço que tem como objetivo identificar fuga de corrente precisa ser realizado através de testes minuciosos junto à rede elétrica e aparelhos.
Existem eletricistas que realizam serviço especializado em identificar e eliminar fuga de corrente, Adriano Eletricista é uma empresa formada por uma equipe profissional que realiza serviços elétricos com preço e qualidade.
Leia esse texto até o fim para entender o que é fuga de corrente, como identificá-la, e porquê contratar um eletricista profissional.
Abordaremos os seguintes tópicos:
- O que é fuga de corrente?
- Quais os riscos que a fuga de corrente pode trazer?
- Como identificar fuga de corrente: passo a passo
- DR o dispositivo ideal para a sua instalação elétrica
- Tipos de aterramentos
O que é fuga de corrente?
A fuga de corrente é compreendida pelo fluxo de energia que escapa dos condutores (fios e cabos) de maneira indesejada como se fosse um vazamento.
Em uma carga ligada à tomada, independente do aparelho elétrico, pode ser por exemplo, um chuveiro, micro-ondas, geladeira, forno elétrico, fritadeira, a corrente elétrica percorre normalmente entre os fios: fase e fase ou fase e neutro.
Caso haja alguma situação atípica, parte dessa corrente que deveria fluir entre os fios, “foge” para o fio de aterramento, existe uma fuga de corrente.
Fios desencapados ou isolados de maneira errada podem provocar um tipo de fenda por onde a corrente escapa.
Essa fuga ocorre porque a energia procura por caminhos para fechar seu circuito, logo, quanto menor for a isolação, maior será a fuga, o que aumenta muito o risco de problemas no sistema elétrico.
Além da fuga em fios desencapados ou mal isolados, há outras condições que favorecem a fuga de corrente, como: fios ressecados, fios danificados com cobre exposto, fios mal fixados, furados por pregos e infiltração, umidade nas instalações e aparelhos com defeito.
Quais os riscos que a fuga de corrente pode trazer?
Fuga de corrente é um problema elétrico comum que pode causar sérios danos, existem muitos riscos que a fuga de corrente pode trazer, entre eles estão:
- Problemas nos aparelhos elétricos (risco de queimar)
- Choques elétricos (leves ou graves)
- Danos à instalação elétrica
- Aquecimento de componentes
- Incêndios
- Explosões
Logo que exista a suspeita de qualquer problema associado à fuga de corrente, procure um eletricista profissional para verificar se existe fuga, o profissional saberá localizá-la.
Não tente resolver problemas de fuga de corrente sozinho, mexer com eletricidade é perigoso, tentar reparar problemas desse tipo é arriscado pelos motivos já mencionados, entregue seu problema elétrico nas mãos de um profissional experiente.
Como identificar fuga de corrente: passo a passo
Para identificar fuga de corrente, acompanhe o passo a passo:
Passo 1
Desligue os equipamentos elétricos (retire todos os equipamentos elétricos da tomada)
Passo 2
Desligue todas as lâmpadas da casa
Passo 3
Depois de 10 minutos, verifique o medidor de energia, veja se o disco continua girando.
Passo 4
Caso o disco pare de girar, pode ser um indicativo de que está tudo bem, sem fuga de corrente, entretanto, esse teste só verifica se há fuga na rede elétrica, não detecta fuga de elétrica em aparelhos elétricos que também oferecem risco e aumentam a conta de luz no final do mês
Passo 5
Se mesmo depois de desligar lâmpadas e aparelhos elétricos o disco continuar girando, prossiga com o teste, desta vez desligue os disjuntores.
Passo 6
Feito isso, observe se o disco continua girando, se ele parou de girar, procure um eletricista para avaliar a situação, porque poderá haver alguma instabilidade
Em qualquer caso, é imperativo chamar um eletricista para verificar se existe algum problema de fuga de corrente.
DR o dispositivo ideal para a sua instalação elétrica
O DR – Diferencial Residual é o dispositivo ideal para a sua instalação elétrica porque é a melhor maneira de proteger pessoas contra choque elétrico.
Esse dispositivo previne desperdícios de energia elétrica porque identifica fuga de corrente e desliga o circuito elétrico evitando choque elétrico.
Com o DR instalado é possível identificar com precisão o circuito que apresenta fuga de corrente.
Imóveis sem DR instalado são mais difíceis de encontrar fuga de corrente, além de ser extremamente perigoso que em residências com vários circuitos não haja nenhum dispositivo de proteção contra fuga de corrente e choque elétrico.
O DR é obrigatório desde 1997 (norma da ABNT NBR 5410), contudo, ainda hoje, a maioria das residências não possuem esse dispositivo instalado junto aos disjuntores comuns no QDC – quadro de distribuição de circuitos.
Tipos de aterramentos
Aterramento elétrico é uma forma de garantir a segurança e correto funcionamento de uma instalação elétrica.
Existem três tipos de aterramentos definidos pela norma NBR5410:
TT – O esquema de aterramento TT possui o neutro aterrado diretamente, enquanto as massas da instalação são ligadas a um eletrodo de aterramento ligado a hastes independentes do neutro.
TN – No esquema TN, o neutro é o ponto de alimentação que fica diretamente aterrado, as massas são ligadas ao ponto neutro através de condutores de proteção. O esquema TN possui três variantes:
- TN-S: O condutor neutro e o condutor de proteção são distintos
- TN-C: O condutor neutro e o condutor de proteção são combinados em um único condutor
- TN-C-S: É uma mistura das variantes, o condutor neutro e o condutor de proteção combinam um uma parte da instalação e são separados em outra.
IT – No esquema IT, o aterramento da fonte é conectado através de uma impedância de valor elevado. As massas são ligadas à terra através de eletrodos com aterramento próprio.
Para o uso correto do aterramento, é necessário que seja feito por um eletricista profissional que saberá o tipo de aterramento ideal para a instalação.
Para resolver seus problemas elétricos, contrate um profissional, entre em contato com Adriano Eletricista e receba atendimento especializado. Quer saber mais sobre fuga de corrente?