Eletricistas – O que fazem?
Eletricistas, são profissionais qualificados que cuidam da parte elétrica, sua área de atuação pode ser compreendida em três campos:
- Residencial
- Predial
- Industrial
Independente da área de atuação específica do eletricista, o profissional precisa estar apto a desempenhar funções como: Manutenções, instalações, elaboração de projetos (pequenos), vistorias de instalações, etc.
A profissão de eletricista exige conhecimento sobre as funções que irá desempenhar no seu cotidiano profissional, por isso é necessário que estejam atualizados, porque é uma área profissional que exige conhecimento técnico e experiência.
No dia a dia de um eletricista as palavras: manutenção, instalação e vistoria são as palavras de ordem, isso tanto para um eletricista residencial quanto para um eletricista industrial.
Para se tornar um eletricista, é recomendável possuir o ensino médio completo, além de ser essencial a realização de cursos profissionalizantes como os de eletrônica básica e eletricidade.
O conteúdo aprendido nesses cursos servirá como base prática e teórica para a atuação profissional do eletricista.
Eletricista Residencial
O eletricista residencial, como o próprio nome sugere, é habilitado a atender imóveis, realizando vistorias, reparos e manutenção e instalações.
Embora o eletricista residencial atue em residências, ele também pode prestar serviço em prédios.
O eletricista residencial é responsável pela execução de diversas atividades, incluindo a elaboração de pequenos projetos e a realização de manutenção e vistorias, além de instalações elétricas.
Eletricista Predial
O eletricista predial é o profissional responsável em executar atividades comuns à profissão, o diferencial do profissional que atua nesse campo está nos tipos de serviço.
O profissional que atua como eletricista predial precisa atender as demandas próprias de instalações prediais.
Existem por exemplo, manutenções que são muito específicas desse campo, podemos citar três:
- Manutenção preventiva
- Manutenção corretiva
- Manutenção preditiva
Quando o assunto é elétrica predial, a manutenção elétrica é a maneira ideal de assegurar o funcionamento correto de todas as instalações residenciais.
Através de manutenções é possível criar soluções antes que haja mal funcionamento em instalações e equipamentos elétricos.
Eletricista Industrial
Eletricista Industrial é o profissional que atua na Indústria, é responsável em realizar manutenção preventiva e corretiva em máquinas, motores, instalações industriais e equipamentos.
Faz parte do trabalho do eletricista industrial a aplicação de testes de funcionamento, montagem de painéis de tensão, além de analisar a necessidade de substituição de componentes.
Dada a estrutura de uma indústria, o eletricista industrial precisa compreender os vários aspectos que compõem o seu campo, faz parte da sua rotina de trabalho a programação de controladores lógicos, interpretação de diagramas elétricos e esquemas, instalação de dispositivos e montagem de quadros de distribuição e comando.
O eletricista industrial pode trabalhar também em outras áreas, como prestador de serviço autônomo, ou prestando assistência e manutenção de máquinas industriais.
Contrate um profissional
Como vimos, a profissão eletricista é bastante abrangente, temos neste profissional um grande aliado, sendo apenas ele capaz de realizar essas atividades.
Contudo, não faltam pessoas mal preparadas no mercado atuando como se fossem profissionais, um serviço elétrico mal feito traz graves consequências.
Quando precisar de um profissional, independente do campo de atuação, seja residencial, predial ou industrial, procure sempre por profissionais qualificados e atualizados que estejam alinhados com regulamentações e leis que regem a profissão.